segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Rompendo fronteiras


Jovens indígenas participam das atividades do Desafio Godllywood. Mudanças no comportamento têm sido notórias


Por Neia Meneses
redacao@arcauniversal.com


Desde o início do Desafio Godllywood, milhares de mulheres em todo o mundo têm participado das tarefas postadas no blog da escritora e colunista Cristiane Cardoso (www.cristianecardoso.com). Voltadas para mulheres de todas as idades, as atividades do Desafio chegam também a lugares de difícil acesso, como o município de São Gabriel da Cachoeira, distante 1.146 km, por via fluvial, da cidade de Manaus e onde a maioria da população é indígena.


De acordo com Suelem da Silva Ismael, que realiza o trabalho com jovens indígenas da região, a maior parte delas possui problemas ligados a abusos sexuais, suicídio e alcoolismo. “Todas são muito introspectivas, mas com carinho e todo cuidado para não agredir a cultura predominante, consegui me aproximar delas”, salienta. 

Para ajudar na divulgação do Desafio Godllywood, há dois obreiros voluntários que traduzem para os idiomas locais – baniwa, tucano e nhengatu – as atividades da semana. “Eu pegava os desafios na internet e lia para elas. A princípio, relutaram, mas agora se esforçam para participar. Recentemente, fizemos um piquenique e ali tive a oportunidade de falar para elas sobre o Senhor Jesus. Também falei a respeito do trabalho do Grupo Godllywood. Às quintas-feiras nos reunimos e passamos a atividade seguinte”, conta. 

De acordo com Suelem, a mudança comportamental das jovens é notória e os familiares apoiam o trabalho. “Há o caso de uma jovem, por exemplo, que sofreu abuso sexual; por conta disso, era arredia. Um dia falei para as meninas sobre a oportunidade que Deus nos dá de mudarmos a nossa história. Na semana seguinte, dei um vestido de presente a ela, que ficou desconfiada, mas aceitou. No domingo, foi à igreja usando o vestido, sentou-se ao meu lado e buscou o Espírito Santo. Hoje, está mudada da água para o vinho. Não há palavras para expressar como me sinto feliz em fazer parte desse trabalho. Esse projeto mudou a história da minha vida espiritual e também a dessas jovens”, conclui Suelem.

Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG