sábado, 27 de outubro de 2012

IURD une-se à Fundação Icla da Silva


Igreja começa campanha para salvar vidas da leucemia


Da redação / Foto: vídeo institucional
redacao@arcauniversal.com

A leucemia é um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea, com a produção excessiva de células brancas anormais. Essa invasão da medula óssea traz como consequência a desaceleração da produção e funcionamento das células sanguíneas normais.

E a história da Fundação Icla começou com o sofrimento de uma menina brasileira chamada Icla da Silva (foto ao lado), nascida em Maceió (AL), que descobriu que estava com leucemia com apenas 13 anos. Com sede em Nova York, a organização ajuda pacientes em busca do transplante de medula óssea.
Icla era uma criança saudável, mas um dia fortes dores nas pernas apontaram para um diagnóstico de leucemia. Sua única esperança era encontrar alguém compatível, mas que fosse fora de sua estrutura familiar.

Como no Brasil não havia um registro de doadores, a família foi morar nos Estados Unidos, em 1989, à procura da cura da menina. Em Nova York, a família começou a fazer campanhas para cadastrar possíveis doadores na comunidade brasileira. Porém, depois de dois anos Icla não resistiu, mas deixou seu último desejo: "Ajudem meus amiguinhos.".

Como a Igreja Universal cumpre bem o seu papel social, não poderia ignorar a existência dessa doença, e abraçou a causa da Fundação Icla da Silva. "Para ser um doador de medula óssea é preciso ter idade entre 18 e 60 anos, independentemente do status da pessoa. Não paga nada, somente preenche uma ficha com dados pessoais e passa cotonete na parte interna da bochecha, para uma análise por biologia molecular. Os dados ficam guardados até a pessoa completar 60 anos e caso um dia seja compatível com alguém, a Fundação entrará em contato", explica Roseevelt, um dos responsáveis da Fundação em East Boston, Massachusetts.

Hoje, o procedimento de doação é mais simples. Através do sangue, pois as mesmas células que estão dentro dos nossos ossos também estão presentes na corrente sanguínea. "Há uma máquina que consegue separar as células sanguíneas. Caso seja compatível, toma-se uma medicação cinco dias antes para estimular o aumento das células para que, na hora da doação, não faça falta para o doador", especifica Roseevelt.

É para encontrar cada vez mais doadores que a IURD abriu as portas para que todos conheçam o trabalho da Fundação Icla da Silva e se disponham a ser possíveis ajudadore. “Para o doador é somente um pequeno incomodo, mas para o paciente é uma atitude que pode salvar sua vida.”

Para Audilene, que cedeu sua amostra, esse apoio da Igreja Universal à Fundação é de suma importância. "É algo muito tão simples para salvar vidas das crianças. O que eu puder fazer para colaborar, eu farei. É uma iniciativa muito importante."

Mais sobre a Fundação Icla da Silva

A Fundação Icla da Silva é o maior centro de recrutamento de doadores de medula óssea nos Estados Unidos. Com uma média de 38 mil doadores adicionados ao Be The Match Registry a cada ano, a instituição atua especialmente junto a comunidades de minoria étnica.

A Fundação Icla da Silva foi criada em 1992, em memória da adolescente brasileira Icla da Silva, 13, nascida em Maceió, Alagoas. Depois de três anos lutando contra leucemia, Icla faleceu em Nova York, para onde foi em busca de um transplante de medula óssea, o único tratamento que poderia salvar sua vida. Infelizmente a garota nunca encontrou um doador compatível. 

Com escritórios na costa leste dos Estados Unidos e Porto Rico, a Fundação continua expandido seus esforços para proporcionar assistência e esperança a centenas de famílias em todo o mundo.



Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG