quinta-feira, 10 de novembro de 2011

EBI: 7 dicas para lidar com as crianças

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." (Provérbios 22:6)

Da redação
redacao@arcauniversal.com


A Igreja Universal do Reino de Deus desenvolve um trabalho que auxilia para a formação cristã e moral das crianças que frequentam os templos em todo o mundo, oferecendo aos filhos dos membros e visitantes o apoio de educadores da Educação Bíblica Infantojuvenil (EBI). Mas para que esses objetivos sejam alcançados, é preciso que a tia- forma como as colaboradoras são chamadas pelas crianças- estejam bem preparadas.

Abaixo, seguem 7 dicas essenciais para que a permanência dos pequeninos na sala de aula seja produtiva tanto para eles como também para as voluntárias:

1 – Levar Jesus para as crianças

Se a tia não estiver em espírito como poderá passá-lo para as crianças. A tia não ganha a criança para ela, mas pra Jesus. Por isso, repreende e elogia na hora certa. Não adianta inventar mil brincadeiras e não levá-las ao caminho, verdade e vida.

“…Quem receber esta criança em meu nome a mim me recebe;…”  (Lucas 9:48)

2 – Não tratar a EBI como “depósito de crianças”

Muitas tias pensam: “as crianças só estão aqui para não atrapalhar a reunião do pastor”. Então ela se senta e deixa as crianças “à vontade”, sem perceber o erro que está cometendo. O planejamento é a direção de Deus para a aulinha.

“…mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.” (Provérbios 29:15)

3 – Ser aplicada

Chegar atrasada, não ler e meditar no planejamento, não preparar o material da aulinha, são exemplos de tias que não se aplicam em fazer o melhor para Deus e para os pequeninos.

“Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente!…” (Jeremias 48:10)

4 – Deixar seus problemas do lado de fora da EBI

Todas as pessoas enfrentam lutas e dificuldades, mas levar isso para dentro da EBI só faz a tia ficar nervosa, além de não ajudar em nada no trato com as crianças. Sempre ore sozinha, antes de chamar as crianças e deixe seus problemas na mão de Deus.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28)

5 – Ensinar às crianças a importância da fidelidade a Deus

“Eles são muito pequenos para aprender sobre dízimo e ofertas”. Esse é o pensamento errado que faz muitas crianças se desviarem da fé na medida em que vão crescendo.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

6 – Ser limpa e organizada

Não deixar as crianças riscar, sujar a parede ou carteiras. Acabou a aulinha, é responsabilidade de que a tia limpe e organize a sala para a próxima turma. O material da EBI pertence ao Senhor Jesus, por isso, seja zelosa.

“Pois o zelo da tua casa me consumiu,…” (Salmos 69:9)

7 – Clamar por essas pequenas vidas

As crianças passam por vários problemas e sofrimentos. A oração, o clamor e o jejum da tia por elas podem fazer toda diferença na vida dos pequenos.

“Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama, como água, o coração perante o Senhor; levanta a ele as mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas.” (Lamentações 2:19)

Fonte: arcauniversal

2 comentários:

Rita de cassia disse...

ola obreiros boa tarde sou obrer e tia resp pela ebi amo fazer a vontade do senhor e acredito que recebemos do senhor aquilo que damos com todso nosso coraçao e entendi
mento Deus abençoe mas e mas

Anônimo disse...

boa tarde obreiros sou breira e tia da ebi e gosto muinto de faser esse trabalho e de se dedicar para deus ensinando os pequeninos no caminho que se deve andar meu nome e obreira sandra e nao vejo a hora desse dia chegar para dar minha aulinha na ebi com as crianças peço que deus venha me usar dia apos dia que deusabençoe todos voçeis um abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG