quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tribulação: provação da fé

Ela é uma arma que o diabo usa para tentar derrubar o cristão

(*) Da redação
redacao@arcauniversal.com


O apóstolo João, tanto no seu evangelho quanto nas suas três epístolas, fala na defesa da fé. Ele menciona ainda uma perseguição que era movida contra a Igreja por intermédio dos gnósticos, sectários do gnosticismo, que diziam saber explicar todas as coisas por meio da gnose (conhecimento perfeito da divindade).

Muitos deles eram judeus e perseguiam a Igreja, principalmente no campo doutrinário e político. O apóstolo Paulo, por exemplo, fazia parte do grupo dos fariseus, partido judaico de rígidos costumes, que sempre perseguiu a Igreja de Cristo. Ele, no entanto, acabou se convertendo, graças a Deus.

Todos os discípulos, com exceção de João, morreram assassinados, porque estavam fazendo a Obra de Deus. E quais eram os seus grandes inimigos? Em princípio, os próprios judeus, que viam a sua hegemonia religiosa ameaçada; depois, os romanos, que eram os dominantes políticos e temiam pelo fim do seu poder.

A perseguição traz tribulação, que é uma espécie de agitação, de nervosismo, de mal-estar, de guerra que a pessoa enfrenta exterior e interiormente, por estar sofrendo algum assédio, alguma forma de pressão.

Do ponto de vista cristão, a tribulação está intimamente ligada à perseguição. As pessoas são atribuladas no sentido de serem perseguidas. Não vamos confundir tribulação com as aflições, as dificuldades que temos com os filhos, parentes ou amigos, no ramo do comportamento natural. Isto não é uma tribulação: é um sofrimento.

A tribulação é algo que nos pressiona, que tenta forçar uma situação sobre nós, deixando-nos numa situação que popularmente costumamos dizer: “Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come”. É algo que aparentemente não tem saída, não tem solução. Normalmente nós nos sentimos atribulados quando somos perseguidos, porque a nossa alma não pode estar em paz, pois precisamos estar atentos, tramando situações para fugirmos, escaparmos, não sermos apanhados por essa perseguição.

A tribulação está muito próxima do cristão e muitas vezes o apanha em situações nas quais ele nem imaginaria ser apanhado. É uma arma que o diabo usa para tentar derrubar o cristão da sua fé.

O Senhor Jesus disse: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16.33).

(*) Texto retirado do livro “Estudos Bíblicos” do bispo Edir Macedo.

Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG