terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Jerusalém ao seu alcance


Centro Cultural Jerusalém (CCJ) prepara novidades para o quinto aniversário de sua fundação


Edir Lima - Folha Universal/ Fotos: José Célio
redacao@arcauniversal.com

O Centro Cultural Jerusalém (CCJ) prepara uma surpresa para comemorar os cinco anos de sua fundação. A partir de 1º de maio, sem data para término, além da maior maquete de Jerusalém do mundo - da época do segundo templo, no ano de 66 d.C., projeto arquitetônico detalhado e fiel à cidade como era na época – , o espaço, que fica no Cenáculo Principal da Igreja Universal do Reino de Deus, em Del Castilho, zona norte do Rio de Janeiro, promoverá a exposição "Cotidiano em Jerusalém", mostrando o dia a dia da Cidade Santa.

Segundo o diretor Lucas Rodrigues de Oliveira, o objetivo é atrair o público interessado na cultura e nos hábitos da população de Jerusalém, no primeiro século e, principalmente, nos dias atuais.

"Muita gente têm curiosidade em saber como se vive em Israel. A exposição mostra como foi essa mudança social e como vive a população", observa o diretor.
Voltando um pouco no calendário, neste mês de fevereiro, o CCJ mantém a campanha que começou em janeiro, de ajuda às vítimas das chuvas no Rio. Quem levar um litro de água terá 50% de desconto no ingresso, pagando R$ 5. A visitação ocorre de segunda a domingo, das 9h às 18h. Ainda neste mês, haverá a inauguração da sala de leitura, onde estará disponível uma Bíblia em braile.

E mais: estão previstas a realização de uma oficina de leitura sobre Mitologias, com atividade para o público infanto-juvenil; exibição, na cafeteria, de documentário sobre Jerusalém; e a implantação do projeto "Escola no CCJ", quando serão convidados cerca de 60 alunos de uma escola da região para visita ao Centro Cultural.

O exemplo de inclusão social não para por aí. Em março, a maquete de Jerusalém ganhará placas em braile para os deficientes visuais, com supervisão do Instituto Benjamin Constant. Em abril, os visitantes terão oportunidade de assistir a vários documentários na "Semana Brasil no CCJ", sendo exibidos filmes sobre o Dia do Índio, Tiradentes e descobrimento do Brasil. 

No mês do aniversário do Centro Cultural, em maio, além do "Cotidiano em Jerusalém", atração do mês, estão programados vários reforços à cultura: será ministrado, pela historiadora Elaine Herrera, curso sobre "Israel Antigo"; haverá uma comemoração pelo aniversário do Estado de Israel; e o CCJ participará da "Semana de Museus", realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Ponto turístico

Inaugurado em maio de 2008, pela Igreja Universal do Reino de Deus, o Centro Cultural Jerusalém é também um ponto turístico oficial do Estado do Rio de Janeiro, pela Lei Estadual n° 5.375, de 2009.
Na época que sancionou a lei, o governador Sérgio Cabral ficou impressionado com a qualidade e riqueza de detalhes da maquete, de 736,7 metros quadrados. 
"Esta é uma obra maravilhosa. Agradeço à IURD por esta obra, que une fé e qualidade turística e cultural, reproduzindo de forma magnífica a Terra Santa", declarou Cabral na ocasião. 

Em outubro de 2011, durante a doação da Bíblia em braile pela Unipro Esditora e Gráfica - iniciativa que proporciona o acesso direto dos deficientes visuais à Palavra de Deus -, o prefeito Eduardo Paes (foto), encantado com as instalações do CCJ, declarou ter ficado impressionado com a estrutura do local.

"É um espaço extraordinário, com qualidade e localizado numa área importante de nossa cidade", ressaltou. Paes conheceu a maquete da cidade de Jerusalém, quando estudou na Universidade de Haifa, em Israel.

fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG