quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Esperança no futuro


Projeto "Ler e Escrever" proporciona melhor perspectiva de vida a milhares de pessoas através do curso de alfabetização


Por Edir Lima - Folha Universal/ Foto: cedidas, José Célio e Pauty Araújo
redacao@arcauniversal.com

Luiz Guilherme de Meneses e Miralgusto José de Oliveira tinham um sonho em comum: aprender a ler e escrever. Nada demais se a idade de ambos não chamasse tanto a atenção - o primeiro tem 58 anos, o segundo, 38. Os dois demoraram muito tempo para realizar o que consideram o maior projeto de suas vidas. Faltaram oportunidades, tempo e iniciativa.

Os dois poderiam estar entre os 12,9 milhões de analfabetos do Brasil, segundo o relatório de 2012 da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), organizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com base em dados de 2011, mas superaram todas as dificuldades, indiferenças e preconceitos graças ao projeto 'Ler e Escrever', uma organização educacional da Igreja Universal do Reino de Deus, presente em todo o Brasil, com classe de alfabetização e cursos profissionalizantes, todos gratuitos.

O 'Ler e Escrever' oferece ainda o Teste de Avaliação, que vem possibilitando a muitos a continuidade dos estudos no supletivo, da 5ª à 8ª série, e o ingresso numa faculdade. 

Humilhações e muito constrangimento levaram Luiz Guilherme a procurar uma escola para aprender a ler, em 2008. Ele não esconde de ninguém que sonha em ser um advogado criminalista. Paranaense, de Londrina, pedreiro, começou a trabalhar em obra com 7 anos. Muito jovem, com 18 anos, viajou para o Rio de Janeiro para tentar melhorar de vida. Não melhorou. Nem ao menos entrou para a escola.

"Passei por muita humilhação por não saber ler. Na hora de pegar ônibus, ler o nome de um remédio, assinar o nome em algum documento ou contrato, era sempre a mesma vergonha. Até o dia em que tive muita dificuldade para preencher um formulário de CPF e ninguém queria ou estava disponível para me ajudar. De tanto pedir, desisti. A partir daí, minha vida começou a mudar", lembra.


E mudou para melhor. Com 54 anos, entrou para o 'Ler e Escrever'. Aprendeu a ler e fez lá o ensino fundamental até o 5º ano, completando essa fase em outra instituição. Em seguida, fez o ensino médio e pretende cursar Direito ainda este ano.

"Em breve, serei o Dr. Guilherme. A atenção e o carinho das professoras do 'Ler e Escrever' foram muito importantes na minha vida porque elas me estimularam a seguir com os estudos e a lutar por um sonho", disse.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o projeto 'Ler e Escrever' atende jovens e adultos desde 1989. Neste período, foram registrados cerca de 20 mil alunos. Mônica Santos é a responsável pelo projeto.

Atualmente, o 'Ler e Escrever' atende classes de alfabetização e classe de aceleração do 1º ao 5º ano (antiga 1ª a 4ª séries). O período de matrícula foi encerrado no dia 1º de fevereiro. As aulas começarão no dia 18 deste mês de fevereiro.



São Paulo

Em São Paulo, as matrículas estarão abertas até o dia 18, nos cursos de alfabetização, cabeleireiro, manicure, alongamento, depilação e informática. Os interessados devem se dirigir à Rua Dr. Carlos Botelho, 427, Brás. Informações pelo telefone 3497-1656. O 'Ler e Escrever' de São Paulo desenvolve a alfabetização desde setembro de 1996, contando hoje com mais de três mil alunos, divididos nas quase 100 unidades de ensino do estado, sob a supervisão de Luiz Antonio Dobroca.

De 1997 até 2011, estima-se que mais de 11 mil alunos fizeram o Teste de Avaliação.


Minas Gerais
Em Minas Gerais, o 'Ler e Escrever/Agente da Comunidade' já atendeu, desde janeiro de 2007, cerca de 3.600 alunos - média de 600 alunos por ano. Jonathan Gonçalves é o responsável pelo projeto, que, além de alfabetização, oferece ensino fundamental e médio, inglês, espanhol, alemão e cursos profissionalizantes (informática, cabeleireiro, mega hair, manicure, tricô, crochê, bordado em chinelos, pintura em tecidos, caixas decorativas e balões decorativos).

Em Belo Horizonte, as matrículas estarão abertas até o dia 28 de fevereiro e as aulas começam na primeira semana de março. Informações pelo telefone (31) 3272-7809.

Exemplo para o filho

O cearense Miralgusto José de Oliveira demorou 34 anos para entrar para a escola. Depois de trabalhar muitos anos como zelador de prédios, interessou-se por consertos elétricos e montou a própria empresa de reformas em geral, mal assinando o nome. Sempre que fechava um contrato, pedia ajuda a um funcionário para formatar o texto e fazer o orçamento. O constrangimento era constante. Sem falar na ajuda que o filho Gabriel, hoje com 12 anos, pedia na hora do dever de casa da escola e ele não tinha como dar.

"Eu sabia menos do que ele, que aprendeu a ler com 5 anos. Hoje, graças a Deus, eu ensino português, matemática e geografia para o Gabriel e chamo sua atenção quando tira nota baixa.Nessas horas, mostro meus diplomas do 'Ler e Escrever', dos ensinos fundamental e médio e digo que, na época, eu trabalhava muito e estudava. Ao contrário dele, que só estuda e no melhor colégio do bairro. Isso mexe com ele", destaca.

Dedicado, Miralgusto José planeja fazer faculdade de engenharia elétrica ainda este ano. "Sempre mexi com eletricidade estrutural, eletrodoméstico, aprendi tudo sozinho. Quero muito fazer faculdade para evoluir ainda mais no ramo", projeta.

fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG