quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Força Jovem Brasil contra o crack

Evento reúne mais de 70 mil pessoas no Parque Ecológico do Tietê

Por Eduardo Prestes / Fotos: Demetrio Koch
eduardo.prestes@arcauniversal.com


O Força Jovem Brasil (FJB) realizou um grande evento na luta contra o crack, no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo. A entrada para o show foi franca e houve arrecadação voluntária de alimentos não perecíveis que serão destinados às instituições de caridade e casas de recuperação do estado. O trabalho constante contra as drogas e o resgate de viciados têm gerado muitos frutos e conscientizado vários jovens. Mais de 70 mil pessoas compareceram ao local, vindas em caravanas de ônibus de várias cidades de São Paulo e até de alguns estados próximos.

O show beneficente denominado "Crack, tire essa pedra do seu caminho" contou com diversos artistas que se apresentaram e trouxeram aos jovens mensagens contra as drogas. Os adolescentes que se espalharam em frente ao palco e também por todo o Parque do Tietê puderam curtir os cantores Gilson Campos, Junior (Sonoros), Gibi (ex-Originais do Samba) - os três em foto ao lado -, Banda Gerd, os grupos Resgate Soul e Blessed, entre vários artistas.  

O evento também contou com a participação de ex-viciados que hoje estão recuperados através do trabalho realizado pela Força Jovem no País inteiro. "Em todo o Brasil jovens estão reunidos para dar um basta às drogas, principalmente o crack que destrói tão rápido quanto vicia. Enquanto muitos param e acabam tratando o dependente químico como um caso perdido, a FJB continua levando conscientização e mostrando que existe sim uma saída para o usuário de drogas. É por isso que hoje estamos reunidos para dizer: 'Crack, tire essa pedra do seu caminho'", afirmou o coordenador do FJB, pastor Jean Madeira.

O trabalho do grupo existe há muito tempo, inclusive na Cracolândia, região do centro de São Paulo que recentemente foi alvo de ação policial para atacar traficantes e dispersar usuários de crack que se concentravam naquele local. "Realizamos uma grande concentração de usuários de drogas no dia 15 de janeiro deste ano. Fizemos um encontro chamado 'Dose mais forte' e reunimos 1,4 mil usuários. A polícia fez o seu papel e a Cracolândia fechou, mas é de suma importância nós darmos uma direção para esses jovens. Eles não podem ficar largados. Aí entra a ação da Igreja Universal através do Força Jovem Brasil, para poder cuidar e tratar o dependente químico, pois ele é uma vítima e não um marginal", declarou o pastor. Veja a galeria de fotos.

Trabalho que gera resultados

O Força Jovem Brasil estima que depois de iniciado o trabalho do grupo na Cracolândia, cerca de 300 jovens já largaram o crack. Eles foram encaminhados para casas de recuperação e para os centros de reabilitação. Muitos deles passaram a frequentar e ajudar nas atividades do FJB. É o caso de Emília Vargas (foto ao lado), de 27 anos. Ela nasceu em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, mas desde muito cedo, aos 14, se envolveu com drogas. Emília conta que apanhava muito do pai e da madrasta e encontrou a fuga para seus problemas como usuária: "Eu fugi de casa, mas já era viciada em maconha e cocaína. Me envolvi com o crack e com o álcool. Queria até me suicidar."

Ela chegou a gerenciar uma facção criminosa no litoral de São Paulo e só encontrou uma saída quando conheceu o grupo da IURD, durante o evento "Dose mais forte", no último dia 15 de janeiro, na Cracolândia. Depois de ficar envolvida com as drogas por 13 anos, Emília lamenta ter perdido a adolescência, mas fica feliz de estar livre: "Não é fácil sair. Hoje faz duas semanas que tenho nojo das drogas. Foi quando conheci uma dose mais forte, que agora sei que existe." Ela diz ter vestido de corpo e alma a camisa do FJB: "Jesus me abraçou e me acolheu. Hoje eu posso dizer que estou livre." Para o pastor Jean Madeira, a jovem é a prova que o crack é um fim somente para aqueles que acham que é um fim: "Nós acreditamos que existe uma dose mais forte que o crack: é o Senhor Jesus." 

Reconhecimento

O pastor Jean Madeira, que também coordenou o evento, agradeceu a todos os que compareceram com seus familiares e a presidente da República Dilma Roussef, que enviou uma carta parabenizando o trabalho que é feito em todo o território nacional. Ele concluiu informando que durante o ano estão previstas novas atividades do grupo. "O trabalho vai continuar. Eu pergunto: 'Para ou continua?' E os jovens respondem: 'Continua.' Então vamos prosseguir", finalizou. 

Assista ao vídeo abaixo com mais detalhes do evento:



Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG