sábado, 17 de novembro de 2012

TF Teen faz palestra antidrogas


Evento contou com a participação de mais de 300 jovens em São Paulo


Da Redação / Foto: TF Teen São Paulo
redacao@arcauniversal.com


Cerca de 1,5 milhão de adolescentes e adultos consomem maconha diariamente no Brasil, de acordo com pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mais de 1,3 milhão de jovens e adultos dizem ter sintomas da dependência da droga, segundo o estudo.

Entre os jovens de 14 a 18 anos, 470 mil revelaram que fizeram uso de maconha no último ano e 600 mil afirmaram que já experimentaram a droga alguma vez na vida. Além disso, 17% dos consumidores nessa faixa etária disseram que conseguiram a droga dentro da escola.

O problema não para por aí: de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,2% dos estudantes entre 13 e 15 anos, nas capitais e no Distrito Federal, já experimentaram cigarro pelo menos uma vez. O estudo aponta ainda que 71,4% deles já consumiram bebidas alcoólicas e que 22,1% chegaram a ficar em estado de embriaguez.

O que fazer?

Pensando em medidas para que cada vez menos jovens se envolvam com as drogas e o álcool, o Turminha da Fé Teen (TF Teen) organizou, no bairro do Brás, zona leste da capital paulista, uma palestra para tratar sobre o tema (foto ao lado).

O TF Teen é um grupo que reúne adolescentes da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) com idades entre 11 e 14 anos. O movimento surgiu na Escola Bíblica Infantojuvenil (EBI) e já conta com mais 100 mil integrantes no Brasil. O grupo também está presente em outros países, como Portugal, Inglaterra, Paraguai e Argentina, sempre com o objetivo de formar, conscientizar e apoiar os adolescentes.

Segundo Neide Rodrigues, coordenadora do grupo no estado de São Paulo, muitos jovens envolvidos com entorpecentes são atendidos pelo TF Teen: “Recebemos vários adolescentes que, perdidos, viram presas fáceis para as drogas. Nosso trabalho é investir contra esse mal e nos esforçarmos para apresentar o Senhor Jesus a eles.”

Palestra antidrogas

O encontro, em São Paulo, reuniu cerca de 350 jovens e pais, no último dia 2 de novembro. Os participantes aprenderam sobre os efeitos negativos causados pelos entorpecentes. A palestra foi ministrada pelo soldado Fábio Wisnheski da Silva (foto ao lado), da Polícia Militar de São Paulo. O policial atua no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), há 3 meses, e faz palestras para crianças e adolescentes, orientando sobre os problemas que essas substâncias podem causar.

Wisnheski explicou como as drogas lícitas (álcool e cigarro) podem ser uma porta de entrada para o consumo de substâncias proibidas. Ele ressaltou como a saúde pode ser afetada pelos entorpecentes: “Grande parte dos tipos de cânceres está relacionada ao tabaco. Há também substâncias que atacam o sistema nervoso do usuário, prejudicando funções básicas do organismo.”  

O militar também alertou que muitos jovens acabam se tornando vítimas do tráfico. “Eles são aliciados com presentes, dinheiro, videogames, tênis de marca. Além de instrumentos dos traficantes, com o tempo, tornam-se usuários”, concluiu.

fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG