quinta-feira, 22 de novembro de 2012

"Eu desejava matá-lo"


Jovem que sofreu abusos do amante da mãe durante anos consegue apoio do Projeto Raabe na Inglaterra


Da redação Folha Universal/ Foto: Cedida
redacao@arcauniversal.com

No Reino Unido, a cada semana, pelo menos duas mulheres são mortas pelos atuais ou ex-parceiros. Dados da British Crime Survey, um centro de pesquisa governamental, estimou em mais de 392 mil os casos de violência doméstica no país. Entretanto, muitas mulheres sofrem caladas, já que menos da metade das ocorrências é levada ao conhecimento da polícia. 

Esses dados, sem dúvida, são alarmantes, mas o que pode ser considerado ainda mais surpreendente é o fato de que uma grande porcentagem dessas mulheres acredita ser responsável, de alguma forma, por desencadear tamanha violência em seus parceiros.

Sofria abusos do amante da mãe

A auxiliar contábil Shan Agol, uma inglesa de 24 anos, sofreu agressões quando criança. "Cresci vendo minha mãe trazer muitos homens para nossa casa. Meu pai nos deixou por outra mulher. Dentre os muitos relacionamentos que minha mãe tinha, havia um homem que me agredia física, verbal e sexualmente", revela.
Shan tinha muito medo de contar o que acontecia e pensava em matar o agressor. "Para piorar, descobri que minha mãe estava grávida dele. Queria contar a ela todo o mal que ele me causava, mas receava que não acreditasse em mim. Sentia medo e muita raiva", relata.

Projeto Raabe auxilia vítima


Foi através do trabalho realizado pelas voluntárias do Projeto que Shan conseguiu se livrar das agressões. "Eu tinha consciência de que somente com a ajuda divina iria conseguir resolver os meus problemas. Decidi aceitar o convite que recusara várias vezes: participar de uma reunião. Embora tenha levado um tempo para me livrar dos anos de mágoa e ressentimento, hoje consigo me dar bem com todos os membros da minha família, inclusive com a minha mãe", afirma.

No Brasil e no mundo, um basta

Assim como no Brasil, o projeto Raabe cresce no Reino Unido e conquista a adesão de centenas de mulheres contra a violência doméstica. "Nos preocupamos com a situação de muitas mulheres nas nossas comunidades; é por essa razão que eu e as demais voluntárias vamos realizar também no Reino Unido a segunda edição da passeata ‘Rompendo o Silêncio", declara Nanda Bezerra, responsável pelo projeto no País. 

No Brasil, a nova passeata acontecerá no dia 24 de novembro, em todos os Estados. Em São Paulo, começará no Largo 13 (Praça Floriano Peixoto), ao meio-dia, terminando às 15h, na Av. João Dias, 1.800, onde haverá um evento especial.

fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG