quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Rompendo o Silêncio no Brasil e exterior


II Caminhada também reuniu milhares por todo o mundo


Da Redação / Fotos: Cedidas
redacao@arcauniversal.com


No dia 24 de novembro, véspera do Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, aconteceu simultaneamente em diversas regiões brasileiras e no exterior, a II Caminhada “Rompendo o Silêncio”, do projeto Raabe, coordenada pela escritora e apresentadora do The Love School – A Escola do Amor, Cristiane Cardoso.

Ela esteve presente em São Paulo, e junto ao seu esposo, o bispo Renato Cardoso, e à delegada Rosmary Corrêa, e com a ajuda de advogados, assistentes sociais, psicólogas e voluntárias do projeto, pode alertar e auxiliar milhares de mulheres sobre o tema violência doméstica.

Em Maceió, capital de Alagoas, estado onde o número de denúncias chega a 401 para cada 100 mil habitantes, a  caminhada aconteceu no Corredor Vera Arruda, na orla da Praia de Jatiúca. Uma multidão percorreu as ruas da cidade a fim de romper o silêncio contra a covardia das agressões psicológicas e físicas.

“Com o apoio de psicólogos, advogados e assistentes sociais, temos levado as mulheres a denunciar os agressores”, conta Helena Gouveia, coordenadora do Projeto Raabe em Alagoas. “Fiz a denúncia e comecei a participar das reuniões da Igreja Universal. Até meu casamento foi transformado. Por isso, afirmo que esse projeto é muito importante na vida da mulher”, destacou uma das participantes da caminhada, Cícera da Silva.

Em Salvador, capital da Bahia, estado onde dados do Mapa Violência 2012 revelam que cerca de 5,6 assassinatos são cometidos para cada 100 mil mulheres (ao passo que a média nacional é de 4,4), a caminhada reuniu 2,5 mil mulheres na principal avenida da orla. As participantes contaram com uma oração realizada por dona Marilene Decothé, esposa do bispo Francisco, responsável pela IURD na Bahia, e com uma palestra sobre a legislação que pune a violência doméstica e os locais onde é possível encontrar ajuda.

Durante o evento muitos moradores fizeram questão de demonstrar apoio à iniciativa, a exemplo da atendente Ligia Silva. “É importante sim denunciar, para que essa situação não fique impune, até porque a agressão não atinge apenas a vítima como também toda a família”.

Na Bolívia, país onde cerca de 55% da população feminina sofre com abusos e agressões em casa, a caminhada reuniu mais de 700 pessoas. As participantes simularam, com maquiagem, machucados em seus rostos, como forma de demonstrar o sofrimento daquelas que sofrem com as agressões.

O evento organizado por Cinthia Queiroz, do projeto Raabe local, encheu as ruas do centro da cidade boliviana de Santa Cruz. Autoridades estiveram presentes na Praça 24 de setembro. A diretora da ‘Defensoria das Mulheres’ parabenizou a iniciativa do projeto. “A mulher, hoje em dia, deve ser atualizada e saber que possui os mesmos direitos como cidadã, e que não deve aceitar qualquer tipo de violência”, disse.

fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG