quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Portugal: bispo Júlio visita Lar Universal


Mantido pela IURD há vários anos, o lugar oferece atividades recreativas e de socialização a mais de 30 idosos


Fotos e informações: IURD Portugal
redacao@arcauniversal.com


O número de idosos em Portugal é alto. Entre 1960 e 2004, esta população quadruplicou. De 170 mil passou para 401 mil. Segundo uma pesquisa do Instituto Nacional de Estatística (INE), até 2050, o país poderá chegar aos 950 mil idosos, o equivalente a um terço da população. Contudo, a desvalorização social da terceira idade é notória.

Anabela Frazão, diretora técnica do Lar Universal, já trabalhava com idosos, e participar  do projeto da IURD foi para ela um desafio. "Cheguei a ficar meses sozinha por estes salões", conta.

Após anos de controvérsia quanto à sua construção e licenciamento, foi, finalmente, em dezembro de 2003 concedido o alvará com o número 7/003. No distrito de Lisboa, o Centro Regional de Segurança Social só licenciou sete equipamentos. "As exigências por parte dos serviços de fiscalização são muito grandes e a maior parte dos estabelecimentos não apresentava as condições mínimas exigidas", explicou a diretora.

A capacidade do Lar Universal, localizado na Azambuja, vila portuguesa de Lisboa, é de 60 idosos, e, apesar da lista de espera ser numerosa, os residentes são atualmente 39.

Os critérios para a seleção dos idosos admitidos são fundamentalmente a situação do desamparo familiar, as precárias condições econômicas e a incapacidade de assistência familiar permanente. De fato, o Lar Universal tem um ambiente diferente e, como destaca o pastor Carlos Correia, responsável pelo trabalho, "aqui nós damos aos idosos aquilo que as famílias não têm condições de dar ou se esquecem. Neste Lar, os idosos têm uma quinta, animais, um espaço envolvente e muito grande e até uma igreja. Eles têm tudo o que podem desejar nesta fase da vida".

Sem nada em troca

O Lar dispõe de uma equipe pluridisciplinar (diretora, médico, enfermeiro e terapeuta ocupacional). A preocupação pelo bem-estar é evidente, pelo que a motivação é algo muito importante. As atividades são cuidadosamente planejadas ao longo do ano.

"Desenvolvemos atividades que têm como objetivo promover os componentes, tanto motores como cognitivos que estejam em baixa, de maneira que os idosos possam ser autônomos nas atividades do dia a dia", explicou a terapeuta ocupacional Cláudia Teixeira.

Amor e solidariedade

Para o responsável pelo trabalho da Igreja Universal em Portugal e na Europa, bispo Júlio Freitas, que já teve a oportunidade de visitar o Lar em várias ocasiões, cada visita é uma forma de "amenizar a saudade, mas também de receber o carinho, a consideração e a gratidão por parte dos idosos que reconhecem o esforço que todos nós, membros do Centro de Ajuda, fazemos mensalmente, para sustentar os programas do Lar Universal". E a experiência "é sempre calorosa, alegre e descontraída", conta.

A vista do bispo Júlio Freitas aconteceu no último dia 23 de novembro, o qual durante a tarde visitou as instalações e conversou com os idosos, funcionários e responsáveis da instituição. O responsável pelo trabalho evangelístico da Igreja Universal na Europa pôde constatar que "aqui todos dizem que se sentem bem e que são tratados por todos os profissionais e colaboradores como nunca foram tratados nas suas vidas. O Lar Universal é um cantinho do céu em terra portuguesa".

Este foi um encontro em que os idosos se "sentiram muito confortáveis com a visita do bispo Júlio Freitas. Foi ótimo e veio trazer um espírito bom ao local. Resumindo, ficaram extramamente contentes com a sua visita", contou o pastor Carlos Correia.

fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG