Planejamento da EBI é inserido na Revista do Educador, destacando o compromisso e a seriedade com a obra de Deus
Segundo o dicionário Aurélio, planejamento é o processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações visando à consecução de determinados objetivos. Na Educação Bíblica Infantojuvenil (EBI), que tem por objetivo levar educação cristã para crianças e pré-adolescentes de forma dinâmica, é mais do que isso. O planejamento é inserido na Revista do Educador, que é mensal, com atividades e historinhas desenvolvidas de acordo com as semanas, destacando o compromisso e a seriedade com a Obra de Deus.
Jucélia Freitas, coordenadora nacional da EBI, explica que planejar requer pesquisa, dedicação, leitura, objetivos e conhecimento da realidade em que educadores e alunos estão inseridos.
"Em atividades corriqueiras utilizamos o planejamento das mais variadas formas. Se pensamos tão sistematicamente com atividades cotidianas, por que não organizar da mesma forma as aulas que serão ministradas na EBI para os nossos alunos? Afinal, o nosso objetivo principal é ensinar às crianças e aos adolescentes algo relevante demais, que é a Palavra de Deus", frisa.
A coordenadora destaca que a Revista do Educador é pedagogicamente desenvolvida por profissionais para auxiliar as educadoras no ensino do tema do mês.
"Nossa equipe pedagógica sugere os temas a serem trabalhados durante o ano, tendo como base a Bíblia. Após aprovação da Coordenação Geral, desenvolvemos os temas mensalmente. Em cada lição, totalmente fundamentada na Palavra de Deus, as educadoras encontram a base para o ensino a ser passado com referência bíblica, alvo a ser atingido, versículo para memorizar e atividades ligadas ao tema para todas as faixas etárias da EBI; e, também, para a turma do TF Teen, os pré-adolescentes de 11 a 14 anos", explica.
A professora Fabíola Bianco, de 38 anos, mãe de Luisa Bianco, de 5, já trabalhou como educadora e exalta o trabalho da EBI. Segundo ela, as educadoras planejam as aulas e cada uma usa a criatividade para passar da melhor forma a história daquela semana para seus alunos, que é igual para todas.
"Com o planejamento, as educadoras não ficam paradas com as crianças. Elas interagem o tempo todo. A criança aprende a Palavra de Deus, além de passar a se expressar melhor e a se sociabilizar", analisa.
fonte: arcauniversal
Nenhum comentário:
Postar um comentário