segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

"Escolhas" reúne multidão, em Soweto


Evento homenageia mulheres que lutaram por liberdade na África do Sul


Fotos e informações Womens in Action- África do Sul
redacao@arcauniversal.com

O Cenáculo do Espírito Santo do Soweto (cidade vizinha à Johanesburgo, na África do Sul, conhecida por ser o foco da resistência antirracista durante o Apartheid, principalmente na década de 1970) recebeu o evento especial “Escolhas”, em homenagem ao Dia Nacional da Mulher.

O evento celebrou as 20 mil mulheres africanas que, em 9 de agosto de 1956, marcharam e reuniram-se em frente à sede do Governo para protestarem contra a obrigatoriedade do uso do “pass”, documento de circulação que limitava a movimentação delas entre as áreas rurais onde habitavam e os centros urbanos do país. Desde então, a data ficou conhecida como o Dia Nacional da Mulher Sul Africana.

"Estas mulheres fizeram uma escolha que abriu o caminho para a liberdade que desfrutamos na África do Sul hoje. Mas, será que somos realmente livres, ou as decisões negativas do passado mantêm as pessoas presas? O que você está fazendo com a sua liberdade hoje?”, questionou Marcia Pires, fundadora do grupo Mulheres em Ação (WIA, na sigla em inglês).

“Não comprometa o seu futuro com más escolhas. Escolha o seu parceiro, sua carreira, seus valores e costumes, sua religião e seu estilo de vida com cuidado. Essas escolhas moldam o seu futuro. Esteja sempre pronta para responder por elas”, completou Marcia.

Milhares de pessoas, cerca de 7.500 mulheres, homens e crianças, comparecem ao encontro “Escolhas”. Palestrantes destacaram algumas más escolhas que podem ser evitadas, como por exemplo, procrastinação, gravidez precoce e a falta de autoconfiança, pois todas elas podem impactar negativamente o futuro das pessoas.

A cantora cristã Deborah Fraser, muito reconhecida na região, por seu trabalho, falou para os presentes sobre a sua vida. Contou que sofreu muitas provações. Contudo, escolheu Deus em primeiro lugar e trabalhou passo a passo para alcançar seus objetivos e realizar os seus sonhos. No depoimento, ela encorajou cada um a buscar uma vida melhor para si e nunca desistir.

“Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.” Deuteronômio 30: 19

Ainda durante o evento, mais de 1.600 sacolas rosa foram vendidas e o valor arrecadado será usado para financiar programas de educação. O grupo Mulheres em Ação está envolvido em vários programas, por exemplo, de conscientização sobre o câncer, combate ao abuso e tráfico de seres humanos, e ainda capacitam mulheres com cursos de formação.

fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG