sábado, 3 de dezembro de 2011

Vivendo de aparência

O que fazer quando o casal tem relacionamento ruim e passa a viver de fachada?

Da redação/Foto: Demetrio Koch
redacao@arcauniversal.com

Geralmente eles aparentam ter a relação perfeita e almejada de todo solteiro e até mesmo de outros casais. Mas, ao conhecer a "realidade" deles todo o encanto desaparece. Estamos falando dos casais que vivem de aparência, ou seja, exteriormente felizes, porém, entre, quatro paredes, frustrados, tristes e magoados um com o outro. Quando estão sozinhos, não suportam a presença do outro, brigam por tudo e, quase sempre, permanecem em lugares separados - mesmo sob o mesmo teto.

Para a terapeuta familiar Margarete Volpi, há diversas razões para que um casal deixe de ter um relacionamento saudável, porém simplesmente dizer que vive de aparência nem sempre é uma definição tão simples. Até porque, explica, sempre existe um motivo para as pessoas permanecerem juntas. "Na maioria das vezes, considera-se um casamento de aparência o relacionamento conjugal que é inexistente. Mas matrimônio não é somente o relacionamento a dois, ele envolve vários outros aspectos que também podem ser funcionais", explica.

Para o casal Marilice e Álvaro de Lima, de 64 e 63 anos, respectivamente, o desrespeito e a desunião entre ambos contribuíram para que durante mais de duas décadas vivessem, literalmente, de aparências.

"As pessoas que nos conheciam e viam de fora, nos admiravam, mas a realidade era outra. Certa vez, o diretor da escola da nossa filha disse que éramos um exemplo de família feliz para os pais e professores, porém, eles nem imaginavam a infelicidade que carregávamos", confessa Álvaro.

Mesmo em meio aos problemas, continuou, o casal mantinha a postura. "Lembro que na formatura da minha filha, minha esposa e eu dançamos valsa, sorrimos, tal como uma família feliz. Entretanto, ela me dizia que sentia nojo de mim por tudo que estávamos vivendo e que estava dançando só para não me envergonhar", relembra.

Mudança

Vencer o problema não é impossível e há, sim, outras soluções além do divórcio, como explica Margarete. "Sempre existe um motivo para as pessoas permanecerem juntas, então o melhor a fazer é buscar a fundo o entendimento das mágoas e recomeçar a relação", aconselha.

Para Álvaro e Marilice,(foto ao lado) a solução chegou quando ambos conheceram a Deus e, a partir daí, puderam limparse de todas as mazelas que os afastavam um do outro. "Deus fez uma limpeza em nossos corações, perdoamos um ao outro e, hoje, temos, de fato, uma família unida", conta Álvaro.

Colaborou: Thais Toledo

Terapia do Amor

A Terapia do Amor é uma reunião realizada aos sábados, em todas as sedes estaduais e regionais dos cenáculos do Espírito Santo. Nos encontros, as pessoas recebem orientações de como proceder para obter sucesso nesta área em que há tanto sofrimento. As reuniões acontecem em vários horários, especialmente às 19h.


Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG