sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mãos que falam

Força Jovem de São Paulo oferece curso de libras gratuitamente

Sabrina Marques/Com informações do VPR- São Paulo
redacao@arcauniversal.com


A audição é um dos cinco sentidos fundamentais para a vida do ser humano. Porém, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que no Brasil existem cerca de 5 milhões de pessoas que sofrem com a deficiência auditiva, destas, aproximadamente, 480 mil estão no estado de São Paulo.

Durante o 10º Congresso Internacional e o 16º Seminário Nacional de Educação de Surdos, que aconteceu em setembro deste ano, no Rio de Janeiro, cerca de 800 pesquisadores, profissionais e universitários, debateram sobre a importância da inclusão dos alunos com deficiência auditiva em escolas com alunos não deficientes. No mesmo evento, a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e diretora de Políticas Educacionais da Feneis, Patrícia Luiza de Rezende, destacou uma pesquisa realizada entre 2001 e 2011, no País, que comprova que os surdos aprendem mais nas escolas bilíngues.

Atento a essa necessidade, o Força Jovem da Igreja Universal do Reino de Deus de São Paulo está promovendo um curso de libras (Língua Brasileira de Sinais), que consiste no aprendizado de tradução e interpretação dos sinais.

As aulas são direcionadas às pessoas que desejam aprender a linguagem, independete de crença ou religião. "O público alvo não é somente os jovens da igreja e, sim, aqueles que querem estudar, pois os deficientes são pessoas que praticam esportes, trabalham e de maneira nenhuma podemos excluí-los, temos que interagir com eles para que não haja nenhuma separação. O nosso intuito e trazê-los para perto e fazer com que conheçam os trabalhos do Força Jovem", explica Diego Madeira, Coordenador do projeto "Jovem Nota 10" e responsável pelo curso de libras.

Para a educadora Marcela, o curso é fundamental para que as pessoas não surdas tenham acesso ao mundo dos que não ouvem, podendo até mesmo evangelizá-los de uma forma plenamente compreendida por eles.  "Nessa turma temos muitos universitários da área de pedagogia. Isso proporcionará para eles um melhor aprendizado, pois nesse curso também ensinamos a evangelizar", finalizou.

Confira o vídeo com mais detalhes sobre o curso:



Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG