terça-feira, 3 de abril de 2012

TF Teen comemora nova lei na Câmara Municipal de São Paulo

Haverá uma semana para o debate de assuntos relacionados à prática do bullying

Da redação
redacao@arcauniversal.com


Cerca de 400 adolescentes ocuparam as cadeiras que geralmente são utilizadas pelos vereadores da cidade de São Paulo para uma comemoração especial. O motivo da festa foi a instituição da lei nº 14.4825, que determina a Semana Juntos Contra o Bullying, sempre na última semana de setembro.

O bullying, termo originado do inglês, se refere a atos de violência física ou psicológica praticada por alguém ou um grupo a fim de intimidar ou agredir um indivíduo incapaz de se defender. E o TF Teen, grupo voltado a jovens entre 11 e 14 anos da Igreja Universal do Reino de Deus, desenvolve diversas atividades esportivas, culturais e educativas com o objetivo de combater a prática.

O vereador Souza Santos (foto à esquerda), autor da lei, participou do evento, que aconteceu no último dia 31 de março. “Essa é uma conquista muito importante, pois traz conhecimento de que a prática do bullying é algo errado. Nós podemos não acabar com o bullying, entretanto, com a lei podemos ajudar a minimizar os traumas”, afirmou o vereador, que completou: “o TF Teen é responsável por essa lei; foi o ponto de partida para essa conquista. Eu, como vereador, fui apenas um instrumento para trabalhar o tema aqui na Câmara”.

A vice-coordenadora nacional da Escola Bíblica Infanto-juvenil (EBI), Jucélia Freitas, ressaltou a importância das ações do grupo. “Hoje, vemos muitos jovens que praticaram ou foram vítimas do bullying mostrando que é possível fazer diferente, e de uma forma saudável e agradável”, disse.

O líder nacional do TF Teen, obreiro Aguinaldo Firmino (foto ao lado do vereador), conhecido como BA, ressaltou que as redes sociais do grupo já foram acessadas por mais de 109 países e a expansão do grupo para outros países, como Argentina, Venezuela, Paraguai e Moçambique. “O TF Teen não é mais um projeto, sim um programa. Temos diversos casos de adolescentes recuperados com o apoio do trabalho”.

A comemoração na Câmara contou também com apresentações de danças e declamação de uma poesia, escrita por uma das integrantes do grupo.

Bullying não


Veja galeria de fotos:



Bianca Silva, 15 anos, é membro do TF Teen e já foi vítima de bullying. “Colocaram em um site que eu tinha AIDS. A escola inteira começou a chamar de aidética. Foi um problema muito grande!”, lamenta.

 Já Larissa, 13 anos, lembra como o fato de ser alta e magra eram motivos para chacota dos companheiros de sala. “Eles me chamava de girafa, magrela, quatro olhos, pois também uso óculos.”

 Carine tem 15 anos e era incomodada pelos amigos por causa do cabelo. “Todo mundo me zoava, me chamava de Medusa, entre outros apelidos que eu não gostava. Isso me deixava bem triste.”

Mas, há também adolescentes que já estiveram no outro lado. Rebeca Fontes, 14 anos, tinha raiva de uma menina sem motivo algum. Ela agredia fisicamente a amiga e quebrava seus objetos pessoais. “Certo dia eu empurrei a cabeça dela na parede e a minha mãe me deixou de castigo por causa disso. Isso fez com que eu sentisse ainda mais raiva dela”, comenta. Rebeca explica que o TF Teen a ajudou a mudar. “Eu aprendi que tenho que perdoar e ter mansidão dentro mim. Fui tentando criar um amor por ela. Hoje, somos grudadas, superamigas”.

Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG