quinta-feira, 19 de abril de 2012

A fé Inteligente e a disciplina

Confira mais um trecho do livro “Fé racional”, do bispo Edir Macedo

Da redação
redacao@arcauniversal.com


A fé inteligente envolve não somente a meditação e a prática da Palavra de Deus, mas também cobra respostas e o cumprimento de Suas Promessas. Ela está relacionada ao raciocínio e à capacidade de julgar, avaliar, pesar, enfim, conferir a finalidade da própria fé.

A fé emotiva diz respeito ao sentimento natural de certeza humana. É circunstancial porque depende do momento. Se este é propício, então, aparentemente, se apresenta forte. Porém, se as circunstâncias são contrárias, a fé natural se evapora.

A maior e mais significativa diferença entre a fé racional e a emotiva está na disciplina. Enquanto a fé racional se submete à disciplina do Reino de Deus, a fé emotiva, por sua própria natureza rebelde, não se adapta às regras. Por conta disso, a fé emotiva não dá acesso às mesmas conquistas da fé sobrenatural. As religiões têm usado os apelos dos sentimentos para promover a fé pirata, colorida e espumosa. Não funciona. O resultado é um mundo religioso e, ao mesmo tempo, distante de Deus.


Confira outros capítulos do livro "A Fé racional":



Poderíamos comparar a fé emotiva ao camaleão que, dependendo do lugar onde esteja, pode se camuflar com a sua cor. Ou como o chuchu, que absorve facilmente o sabor da carne, do peixe ou do frango. Já o jiló, não. Seja cozido com carne, peixe, frango ou camarão, ele sempre manterá seu sabor amargo.

Quando o assunto é fé, as pessoas logo a associam com religião, costumes ou tradições. Nem se dão conta da enorme diferença entre a fé emotiva e a racional. Não conseguem perceber a diferença que há entre elas, nem pelos frutos que dão. Isso acontece porque o espírito da fé emotiva, além de cegar o entendimento, oprime com o fanatismo religioso. O que não acontece com a fé inteligente e sobrenatural porque vem do Espírito de Deus e é consciente e equilibrada na sua prática. Nela há discernimento espiritual. Daí não existir qualquer conflito com a razão. Ao contrário, elas se completam, caminham juntas, são parceiras e dependem uma da outra.


Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG