segunda-feira, 16 de abril de 2012

"Fé Racional" - Os emotivos tendem ao fracasso

Nos próximos dias, vamos publicar trechos do livro "Fé Racional", do bispo Edir Macedo, como parte do conteúdo para reflexão do Arca Universal

Por bispo Edir Macedo
redacao@arcauniversal.com


Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a Seus discípulos que Lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia. E Pedro, chamando-O à parte, começou a reprová-Lo, dizendo: Tem compaixão de Ti, Senhor; isso de modo algum Te acontecerá.” (Mateus 16.21, 22)

Embora cresse no Senhor Jesus, Pedro manifestou uma fé emotiva na tentativa de remover a fé racional e objetiva de Jesus. Por isso, temos que tomar muito cuidado com Os emotivos tendem ao fracasso os crentes de outras denominações, e até mesmo com os da própria IURD, que, como Pedro, lançam palavras negativas, dizendo que não há necessidade de sacrifícios. Esses crentes tradicionais vivem na base da fé emotiva, e são fracassados porque se deixam levar pela emoção, pelo que sentem, e não pelo que creem.

Teoricamente, crente é aquele que crê. Porém, na prática, verificamos que não é assim que tem funcionado. Na grande maioria, os crentes vivem na fé emotiva. São fracassados não apenas pelo fato de não terem condições econômicas, mas, sobretudo, por sua condição espiritual. Por esta razão, muitos não têm visão e entendimento. Isso faz com que sejam influenciados por toda sorte de doutrinas, que são armações de homens inspirados pelo mal.

Amigo leitor, abra o seu entendimento, a sua razão. Deus nos deu livre arbítrio para termos liberdade de pensar. Ninguém pode amarrar o pensamento, mesmo que fosse colocado numa prisão ou vivesse num país de ditadura, atrás da cortina de ferro. Muitas pessoas, nos países mulçumanos, vivem impedidas de expressar o próprio pensamento. Contudo, os pensamentos Divinos estão dentro de seu ser e permitem acesso ao Todo-Poderoso em qualquer lugar sob quaisquer circunstâncias. Nenhum poder temporal mundano e nem o inferno podem impedir a comunicação com Deus.

Enquanto os covardes, tímidos e medrosos não arriscam nada porque têm medo de perder, os que assumem o que pensam e creem, acreditam e não dão a mínima para o que falam ou deixam de falar. Estes acreditam no que pensam e tomam atitudes; são determinados. Isso se chama fé prática.

A fé nada mais é do que a ação do crer. Os fariseus, os emotivos, não têm coragem de tomar atitude porque são movidos por sentimentos do coração e não da razão.

A pessoa que diz crer em Deus não pode ter medo de arriscar, de sacrificar. A verdade é que no momento em que se sacrifica, a pessoa perde. O mesmo acontece quando plantamos uma semente: logo a perdemos.

No entanto, sabemos que ao perder a semente para a terra, ela certamente devolverá muito mais amanhã. Quando planto e sacrifico, manifesto uma fé racional. Ou seja, se coloco em prática a fé na Palavra de Deus, estou usando a minha inteligência nisso, porque creio Nela. O que é bem diferente da fé emotiva.

Quem anda na fé emotiva não usa a inteligência porque anda na base do que sente. Não temos que sentir, mas obedecer. “Disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei.” (Gênesis 12.1)

O patriarca sacrificou sua terra, sua parentela e a casa de seu pai, deixando tudo para trás, e migrou em direção a uma terra completamente desconhecida. Ele só precisou ouvir a voz de Deus para obedecê-la, sem hesitar.

A obediência à Palavra de Deus é a atitude prática da fé. Contudo, os que vivem na fé emotiva não têm coragem de tomar atitudes em relação à voz da Palavra porque estão sempre imaginando o que irão perder. Não conseguem visualizar o que irão ganhar. Quem vive pela fé racional, inteligente, não vê o que está perdendo hoje, mas o que irá ganhar amanhã. Veja a grande diferença. Pedro chamou Jesus à parte, dizendo: “Tem compaixão de Ti Senhor.” Em outras palavras, “não sacrifique”. Mas Jesus disse: “Arreda satanás! Eu vou sacrificar hoje porque amanhã irei ressuscitar e salvar outras tantas pessoas que crerem em Mim.”

Com esses dois tipos de fé, emotiva e racional, eu pergunto: Que tipo de fé você tem professado?  Dependendo da sua resposta, a culpa da sua vida estar fracassada ou em ascensão se deve única e exclusivamente à prática ou não da Palavra de Deus.


Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG