segunda-feira, 9 de abril de 2012

"Fé Racional" - O caminho da fé e o da emoção

Nos próximos dias, vamos publicar trechos do livro "Fé Racional", do bispo Edir Macedo, como parte do conteúdo para reflexão do Arca Universal

Por bispo Edir Macedo
redacao@arcauniversal.com


Muitos tomam decisões precipitadas pela emoção e, consequentemente, acabam se dando mal. No entanto, os que tomam atitudes pela fé, podem ter a plena certeza de que suas decisões serão sábias. É verdade que o caminho da fé é mais espinhoso. O livro de Mateus registra o seguinte:

“Falava ainda Jesus ao povo, e eis que Sua mãe e Seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-Lhe. E alguém Lhe disse: Tua mãe e Teus irmãos estão lá fora e querem falar-Te. Porém, Ele respondeu ao que Lhe trouxera o aviso: Quem é Minha O caminho da fé e o da emoção mãe e quem são os Meus irmãos? E estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis Minha mãe e Meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de Meu Pai celeste, esse é Meu irmão, irmã e mãe.” (Mateus 12:48-50)

Naquele momento, Jesus fez uma enorme separação entre os sentimentos, que envolvem os laços familiares, da razão, que envolve a fé. Ele deixou bem claro que não tinha mãe (sentimentalmente falando), mas, espiritualmente, sua família é todo aquele que faz a vontade de Seu Pai, que está nos céus.

Jesus era a imagem do Deus invisível na Terra; o Primogênito de toda a criação. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele. Ele é o antes de todas as coisas. NEle, tudo subsiste (Colossenses 1.15-17).  Ninguém O criou. Ele existe por Si mesmo. Por isso, não Se pode deixar levar pelos sentimentos, já que estes cegam falando), mas, espiritualmente, sua família é todo aquele que faz a vontade de Seu Pai, que está nos céus. Jesus era a imagem do Deus invisível na Terra; o Primogênito de toda a criação. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele. Ele é o antes de todas as coisas. NEle, tudo subsiste (Colossenses 1.15-17).  Ninguém O criou. Ele existe por Si mesmo. Por isso, não Se pode deixar levar pelos sentimentos, já que estes cegam o entendimento.

Além disso, na passagem anterior de Mateus, aprendemos que temos de colocar Deus em primeiro lugar. É a partir desse relacionamento entre Deus e o ser humano que surge a boa convivência com a pessoa que está ao seu lado, o seu próximo.

Os dois grandes mandamentos ensinam: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Marcos 12.30,31

É partindo destes dois fundamentos que se constrói a felicidade na vida de uma pessoa. Eles se completam na formação da cruz: o primeiro mandamento (pessoa - Deus) representa a haste vertical. Já o segundo (pessoa - seu próximo), a haste horizontal. O próximo de cada um é a pessoa ao lado, seja ela familiar ou estranha.


Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG