domingo, 10 de abril de 2011

Arrependimento - parte 2

"Sem o arrependimento verdadeiro, ninguém pode herdar o Reino de Deus"

Da redação
redacao@arcauniversal.com


Muitas vezes acontece de a pessoa estar em um estágio bem próximo do arrependimento. Ela se sente pecadora e reconhece o seu estado pecaminoso, mas falta algo. Um demônio ou alguma outra coisa a segura, e não a deixa tomar a sua decisão. Por isso, nas nossas igrejas fazemos apelos, pois na hora da decisão a pessoa rompe com tudo e, de repente, passa a viver aquilo que já sente em seu coração.

Algumas pessoas ficam na igreja durante muito tempo, ouvindo a Palavra de Deus, que vai batendo no coração. É como a parábola do semeador, proferida pelo Senhor Jesus, na qual a semente cai em vários tipos de terreno. O fato é que sem o arrependimento verdadeiro ninguém pode herdar o Reino de Deus.

A pessoa que se arrependeu está sujeita a uma recaída? Pode ir caindo aos poucos e voltar ao seu estado anterior, ou pode eventualmente cometer determinados pecados, mesmo estando arrependida? Em primeiro lugar, somos dotados de livre-arbítrio; o arrependimento operado na nossa vida, pela nossa vontade e pela ação do Espírito Santo, que nos fortalece, não é uma violação de Deus ao nosso ser, à nossa inteligência, razão ou emoção.

É uma atitude radical, mas que parte também do indivíduo, de sorte que se ele, pelas mais diversas razões, quiser voltar a praticar as obras antigas, tem liberdade para tal. Por isso, o arrependimento desemboca na conversão e na santificação, que vai fortalecer a vida da pessoa, pois mesmo arrependida é possível que cometa pecados, se não vigiar ou se não estiver com a vida nas mãos de Deus.

Uma pessoa que já sabe andar também pode escorregar, mas isto não coloca em jogo o seu estado total de arrependimento. Se a pessoa é realmente arrependida, esses atos pecaminosos vão doer na sua alma, e ela, imediatamente, colocará a sua vida diante de Deus, pedindo que Ele perdoe esses pecados.

Não podemos confundir arrependimento com sentimento de culpa ou remorso. Remorso é o pesar por algo praticado; é o sentimento que diz que a pessoa não gostaria de ter feito o que fez. Não é arrependimento, uma vez que a mentalidade da pessoa não está totalmente transformada, a ponto de fazer com que ela jamais tome decisão semelhante. Muitas vezes a pessoa fica com remorso mas torna a errar, porque a sua mente está predisposta.

Nesse aspecto, pode-se dizer que o arrependimento é o primeiro grande passo para a conversão, porque é no arrependimento que a pessoa toma consciência do pecado, colocando a vida diante de Deus, tendo uma experiência com Ele e ouvindo a Sua Palavra, para não cometer mais o pecado.

Retirado do livro "Estudos Bíblicos", do bispo Macedo.

FONTE : ARCA UNIVERSAL http://www.arcauniversal.com/
 
 

2 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

esse estudo é muito edificante

oliveira disse...

mensagem forte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG