terça-feira, 3 de abril de 2012

A Mulher V - Ela vai em busca das oportunidades

Durante esta semana, publicaremos trechos do livro "Mulher V", de Cristiane Cardoso, para que sirvam para reflexão

Por Cristiane Cardoso *
redacao@arcauniversal.com


"Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho."

Provérbios 31:16

A semana que está por vir vai ser cheia... As compras de mercado, compromissos, visitas, pagamentos, exames, reuniões, relatórios, limpar, cozinhar, trabalhar, aconselhar, fazer compras, ler... Você põe tudo no papel, coça a cabeça e aquelas novas linhas na testa começam a se formar...

Às vezes, os nossos afazeres sugam todo o nosso tempo, não restando quase nada para coisas novas, ideias novas, oportunidades novas.

As oportunidades são como tesouros escondidos, e as pistas não muito claras – poucas de nós as entendem. Mas, ao mesmo tempo em que controla as suas finanças, a Mulher V também fica de olho em novas oportunidades de aumentar seus ganhos. Ela poderia usar o seu lucro para comprar roupas novas para a sua família, mas ela decide investir o seu dinheiro para aumentar o ganho da família... Decide plantar uma vinha. Quem pensaria assim?

As pessoas que estão sempre em busca de novas oportunidades olham de cima e, por isso, veem mais longe. Elas veem as coisas que não estão tão “na cara”. É por isso que são diferentes; é por isso que se destacam. Elas fazem coisas que ninguém pensa em fazer. Parecem estar sempre um passo à frente. Tomam mais iniciativas.

E quando você toma mais iniciativas, certamente acha mais oportunidades. Estou cansada de ouvir as pessoas reclamando que nunca têm oportunidades melhores na vida, mas são exatamente elas que ficam esperando que algo aconteça. Elas esperam, esperam, todos os dias, todas as semanas, todos os meses, todos os anos. E sempre dizem a si mesmas: “Talvez tenha mais sorte na próxima vez.”

Complacência mata as oportunidades. Se você se conformar em fazer as mesmas coisas todos os dias, vai acabar perdendo o que a vida tem de melhor para lhe oferecer. Viver é mudar, é se tornar melhor, é fazer melhor, é crescer... A vida é cheia de oportunidades, não importa de onde tenha vindo, onde more, quem você seja ou quem tenha sido. O futuro depende de nós, do que fazemos hoje. Se não fizermos algo diferente, o futuro provavelmente será pior.

Em dezembro de 2007, meu esposo foi transferido para o Texas. Estávamos acostumados a muito trabalho em Londres: reuniões diárias, reuniões semanais com os pastores, programas de TV e rádio, reuniões com os líderes de grupo, e muito mais. Nos sentimos um pouco presos ao chegarmos em Houston e descobrirmos que só faríamos reuniões três vezes por semana.

Depois de um mês em Houston, começamos a perceber que não havia um grupo jovem ativo na igreja. Mas quem éramos nós para dizer isso à liderança? Então, decidimos orar; mas, como todas nós sabemos, a oração sempre tem uma resposta do tipo: “O que você vai fazer a esse respeito?”. E foi aí que decidimos pedir permissão para trabalhar com o grupo jovem também.

Começar um grupo jovem não é nada fácil. Nossa igreja em Houston mal era frequentada por jovens, e os poucos que vinham sentavam lá atrás, mascando chiclete. Tivemos de despertar uma paciência que estava adormecida dentro de nós havia algum tempo. As reuniões com os jovens nos causavam cansaço mental, principalmente porque mal víamos o resultado do nosso trabalho. Mas não desistimos. Começamos a buscar ideias em outros líderes de grupo jovem, passamos a ser criativos, começamos a fazer coisas que nunca havíamos pensado em fazer, e a situação começou a mudar.

Hoje, o grupo jovem que começamos há apenas 2 anos já se espalhou por muitas outras cidades do Texas e na América.

Vimos a necessidade e, em vez de apontarmos o dedo, achamos uma solução para o problema. Achamos uma oportunidade, tomamos a iniciativa, e sacrificamos.

Desqualificada e com um passado comprometedor

Maria Madalena foi liberta de sete demônios. A Bíblia não fala especificamente quais eram os seus problemas, mas ela certamente sofria espiritualmente.

A partir do dia em que foi liberta, Maria viveu para servir ao Senhor Jesus. Ela era eternamente grata, e aonde o seu Senhor ia, lá estava ela, servindo a Ele e a Seus discípulos. A mulher não se fartava de sua nova fé; era como se os seus olhos finalmente tivessem sido abertos após uma vida inteira de cegueira.

Mas o seu Senhor não permaneceu na terra por muito tempo; tudo aconteceu de um dia para o outro, à medida que O via morrer a morte mais maldita da história, pendurado em uma cruz. Maria estava entre os poucos seguidores do Senhor Jesus que permaneceram ao Seu lado durante a Sua morte.

Assim que o sábado terminou, ela e algumas de suas amigas que sentiam o mesmo pelo Senhor Jesus rapidamente se encaminharam ao Seu túmulo. A morte dEle foi cheia de controvérsias. Havia aqueles que eram totalmente a favor, e aqueles que eram totalmente contra; mas os a favor eram mais poderosos. Como sempre acontece neste mundo, o mal sempre sai na frente.

Na verdade, Maria Madalena estava arriscando a própria vida ao visitar o túmulo do Senhor Jesus. Soldados romanos deveriam estar vigiando o local, mas ela foi assim mesmo; a razão de sua vida lhe havia sido tirada. Ela já não tinha mais motivos para viver – pelo menos era o que pensava. Mas ao chegar lá, não havia soldados e o túmulo estava aberto. Tudo o que ela encontrou foi o pano que envolvia o corpo do Senhor Jesus.

Maria chorou amargamente, pensando que havia demorado demais para vir e ver o seu Senhor. Mas um anjo veio ao seu encontro e falou a ela e a suas amigas:

Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: “Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia. Ide, pois depressa e dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. É como vos digo!” Mateus 28:5-7

E, porque elas creram, “retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos” Mateus 28:8. Observe que elas saíram apressadamente... Elas eram mulheres dinâmicas!

O Senhor Jesus também não esperou muito; Ele as encontrou no caminho e disse: “Salve!” Depois de tanto amor e devoção a Ele, mesmo em tempos difíceis, Ele tinha de Se mostrar a elas primeiro.

Isso vai contra aqueles que pensam que a Bíblia tem um caráter machista. Após realizar o maior sacrifício de Deus pela humanidade, Ele teve o cuidado de Se apresentar primeiro a uma mulher, que não era melhor do que ninguém, mas que estava lá.

Maria e suas amigas não ficaram esperando até que as coisas voltassem ao normal, não ficaram esperando que os discípulos lhes dissessem o que fazer, não ficaram esperando que alguém lhes chamasse ou lhes trouxesse qualquer notícia. Elas foram até o túmulo sem se importar com o que poderia lhes acontecer. É assim que surgem as oportunidades.

Deus vai ao encontro daquelas que vão ao encontro dEle. Elas não precisam ser perfeitas, só precisam tomar iniciativa. Ele geralmente mostra as oportunidades àquelas que são sensíveis à Sua voz, mas cabe a elas tomar a iniciativa e fazer algo em relação à sugestão dEle. Elas tanto podem ouvir, achar interessante e desejar que alguém faça alguma coisa; como podem ouvir, achar interessante e então fazer alguma coisa.

Veja como uma simples iniciativa mudou a vida de Maria. Ela passou a ter uma nova perspectiva de vida ao saber que o seu Senhor não estava mais morto – Ele estava vivo, e com ela.

A Mulher V não reclama pela falta de oportunidades, ela vai em busca das oportunidades. As próprias circunstâncias à sua volta podem lhe dar a dica do que fazer, você só precisa olhar para encontrar.

Se você ficar esperando as oportunidades baterem à sua porta, nunca as achará. Você tem de sair e procurá-las; só assim vai encontrá-las.

O que você está esperando que aconteça na sua vida?

Que iniciativas você pode começar a tomar a partir de hoje que vão pôr fim à espera e dar início ao processo de conquista?


(*) Trecho do capítulo ”Ela vai m busca das oportunidades", do livro “A mulher V – moderna, à moda antiga”, de Cristiane Cardoso


Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG