quarta-feira, 13 de abril de 2011

QUEM TEM OUVIDOS ?

Ás vezes, impressiona-nos o fato de que, ao conversarmos com uma pessoa que já é antiga na igreja, parecer que a mesma está chegando agora.

Embora já tenha participado de muitas reuniões e ouvido diversas mensagens, a impressão que se tem é que a pessoa nada entendeu. E mesmo tendo um acompanhamento pastoral, recebendo individualmente as orientações que antes foram passadas de forma coletiva, ainda assim se constata que não há progresso.

A respeito disso o Senhor Jesus falou: "De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis.

Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados. Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem.
Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não ouviram." (Mt 13:14-17)
O que entendemos neste texto é que não basta a pessoa ouvir a Palavra de Deus, é necessário que ela receba a revelação do Espírito Santo para que compreenda. O texto explica também a razão pela qual não lhes é aberto o entendimento -"...de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos"...

Ouvir de mau grado é não se agradar do que se ouve. É não aceitar e se contrapor em pensamento. O Espírito Santo conhece o coração de cada um de nós e sabe distinguir aqueles que ouvem com humildade, dos que não aceitam a Palavra dEle.

Temos na passagem do jovem rico um exemplo claro disso. Ele conhecia bem as escrituras. Quando Jesus disse que para ser salvo deveria obedecer os mandamentos, ele alegou que vinha obedecendo por toda a vida.

Como Jesus conhecia-lhe o coração e sabia que o mesmo amava mais o dinheiro do que a Deus, foi direto ao assunto, pôs o dedo na ferida: "Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.
Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades". (Mt 19:21-22)
Veja que Jesus não insistiu com o rico; não o chamou para tentar explicar melhor. O problema do jovem não era ser rico. De maneira alguma! Ter dinheiro não é pecado! Se fosse, Deus não prometeria prosperidade em tantas passagens; tampouco, tornaria ricos tantos dos seus servos como Abraão, Isaque, Jacó, Davi, etc...Aquele jovem era como aqueles que hoje em dia vem à igreja, mas querem ouvir apenas o que lhes agrada. Estes, quando ouvem algo que contraria o que querem, não aceitam e logo se encostam em outros para criticar o pastor.

A verdade é que a revelação de Deus é para os que são humildes. Pessoas que mesmo estando erradas vem à Deus com o desejo de mudar, dispostas a pagar o preço da salvação. Para essas, os ensinamentos são preciosos como o ouro depurado e se agradam do que ouvem, ainda que, isso seja contrário ao que a carne delas deseja.
Por isso são tocadas por Deus e recebem a revelação do Espirito Santo. "Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele." (Lc 18:17)
Diante disso, não nos surpreende que, mesmo em dias que estamos vivendo uma campanha ímpar na igreja, como essa do Espirito Santo, poucos tirem proveito de tal propósito, estreitando o relacionamento com Deus. É inevitável que, mesmo depois de tudo isso, tenhamos aqueles que continuarão com a velha vida. Infelizmente, é previsível que no dia 17, pessoas passem pelo altar de qualquer maneira e ao invés de colocarem o Espirito Santo acima de tudo, venham desprezá-lo. Por outro lado, sabemos que aos revelados,
haverá motivo de júbilo. São bem-aventurados!

FONTE : Fé em Fé

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG