O livro bíblico de Levítico tem o objetivo de levar as pessoas a separar o melhor de suas vidas para Deus
(*) Por bispo Renato Cardoso
redacao@arcauniversal.com
“Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.” ( Levítico 20.7)
Uma palavra ressalta o livro de Levítico: “santo”. Uma idéia principal é transmitida: “O nosso melhor deve ser separado para Deus.”
Entre essa palavra e essa idéia está o grande problema da humanidade: o ser humano. Pois, naturalmente ele se inclina para o que não é santo e quer o que há de melhor para si mesmo. Desde que Adão e Eva caíram, a raça humana se voltou contra ela mesma. Assassinato, adultério, roubo, inveja, egoísmo, violência, abuso e toda sorte de mal entrou no sangue humano e, como uma doença hereditária, passa a todas as gerações.
O estado natural de qualquer pessoa pende para o mal. Sem direção, controle e domínio próprio, elas, naturalmente, gravitam para o que é negativo.
Parte desse estado caído é o egoísmo, a insaciável busca de satisfazer o eu. Portanto, a ideia de que alguém tem de ocupar o primeiro lugar em nossa vida em vez de nós mesmos, não nos parece muito atraente.
São esses dois problemas que Deus procura endereçar no livro de Levítico. O conselho que Ele nos dá nesse livro, pouco lido, pode se resumir nessas palavras, como se Ele estivesse nos falando: Tome toda a sua vida e tudo o que você tem — seu comer, dormir, trabalhar, relacionar, passear, sonhar — e coloque no altar como oferta para Mim. Não se misture nem se adapte à cultura desse mundo, nem daqueles que estão ao seu redor, sem nem pensar no que você está fazendo. Mas faça de Mim o centro de suas atenções. Quando o mundo não tiver mais nada de você (porque o seu tudo, o seu melhor Me pertence), você terá o melhor de Mim e dessa terra.
Então, por que muitos nunca começam, começam mal, começam e nunca terminam ou até começam bem e terminam mal?
Porque estão muito envolvidos com as coisas desse mundo e não estão dispostos a fazer o perfeito sacrifício (dar o seu melhor) para Deus, muito menos para alcançar seus objetivos.
O objetivo desse livro é levar as pessoas a separarem o melhor de suas vidas para Deus. Mas como assim? Separar o quê?
- O melhor do seu tempo
- O melhor dos seus bens (dízimo, ofertas)
- O melhor do seu coração (amar a Deus mais que a família)
- O melhor dos seus talentos (deixá-los a serviço de Deus)
- O melhor do seu corpo (não poluí-lo com vícios ou promiscuidade)
- O melhor de seus planos (objetivos que agradam a Deus)
- O melhor testemunho aos que estão ao seu redor
- O melhor de toda a sua vida ao Espírito Santo
Quanto a esse último ponto, veja a grandeza de Deus. Se “santo” quer dizer “separado”, então o Espírito Santo é o Espírito que Deus separou, d’Ele mesmo, para nos dar! Quer dizer, Deus separou a Si mesmo para habitar em nós. Ele se santificou por nós e para nós. Por isso, o mínimo que podemos fazer é separar-nos desse mundo para Ele.
Por isso, responda a si mesmo: o que, de que e de quem você deve se separar? Como você pode começar a fazer o seu melhor para Deus em tudo?
(*) Texto retirado do blog do bispo Renato Cardoso
FONTE : ARCA UNIVERSAL http://www.arcauniversal.com/
3 comentários:
TEMOS QUE ESTÁ SEPARADOS PARA DEUS
ser separado é ser santo como Deus é santo
Muito forte o texto. O Bispo Renato é uma Benção!
Postar um comentário