sábado, 9 de abril de 2011

Educadores da EBI colaboram para o ensino bíblico

Louvores, leituras, teatro, pintura e desenho são algumas das atividades feitas pelas crianças e adolescentes enquanto os pais assistem a reunião

Cinthia Meibach
cinthia.meibach@arcauniversal.com

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao ano de 2006, apontam que o Brasil tinha, na época, 34.870 adolescentes autores de atos infracionais cumprindo algum tipo de medida socioeducativa em todo o País.

Para a pedagoga e educadora Vera Lucia Miranda, da Rede Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a falta de estrutura familiar reflete no comportamento e personalidade dos adolescentes, permitindo que esse número cresça ainda mais. “A falta de respeito de algumas crianças e adolescentes é grande na sala de aula, mas eu acredito que esse comportamento reflita a agressividade recebida por elas dentro de casa”, comenta.

Segundo ela, o papel do educador da atualidade não é somente levar o conhecimento, mas também tentar recuperar as crianças e adolescentes que tiveram uma má formação familiar. “Não podemos fechar os olhos para a realidade, sabemos que não é essa nossa função, a criança deveria chegar à escola formada moralmente, mas temos que dar oportunidade de educação para todos, para mantê-los longe da marginalidade e da violência”, afirma.

A Igreja Universal do Reino de Deus, visando auxiliar na formação cristã e moral das crianças, oferece aos filhos dos membros e visitantes o apoio de educadores da Escola Bíblica Infanto Juvenil (EBI). Os templos da IURD contam com espaços planejados, com salas e banheiros adequados exclusivamente para as crianças, de 0 a 14 anos, que são divididas em salas de acordo com a faixa etária. Louvores, leituras, teatro com temas bíblicos, pintura e desenho são algumas das atividades feitas por elas enquanto os pais assistem à reunião.

A analista de sistema Marli Sato, de 49 anos, é mãe da adolescente Gabriela Sato, de 13 anos. Ela faz questão de levar a filha às aulas sempre que vai à Igreja e diz poder assistir à reunião tranquilamente, pois sabe que Gabriela está sendo bem cuidada. “Eu sei que enquanto estou buscando a Deus, minha filha também está, mas com uma linguagem apropriada para a idade dela”, diz. A menina também gosta de participar, pois diz ter a oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo. “É muito importante, pois participamos de teatro e musicais. Eu aprendo a ser uma adolescente diferente, a ter limites e amar o próximo. Além de esclarecermos nossas dúvidas a respeito da Bíblia e aprendermos a orar uns pelos outros”, afirma.

De acordo com a responsável pelo trabalho em todo o País, Margarete Pereira, o objetivo da EBI é formar uma geração consciente de seus valores e responsabilidades. “Queremos capacitar crianças e pré-adolescentes para exercerem seu papel de cristão na sociedade, cumprindo o propósito de Deus, para trabalhar em aliança com os pais, cooperando na educação dos filhos sobre a cobertura espiritual da Igreja”, explica.

O consultor imobiliário Renèe William Kuntz, de 27 anos, participou da EBI quando criança e garante que os ensinamentos lá recebidos influenciaram nas escolhas feitas em sua vida adulta. Hoje, está casado, não tem vícios e vive em harmonia com sua família, mas acredita que a realidade poderia ter sido outra se não tivesse recebido as orações e orientações bíblicas da EBI. “Eu era uma criança que tinha fobia e nervosismo. Em uma ocasião, com apenas 8 anos, corri atrás de um colega com uma lança para matá-lo só porque ele havia batido no meu irmão. Mas ao chegar à Igreja e participar das aulas fui me tornando uma criança mais calma, aprendi a respeitar meus pais, ser gentil e a não sentir medo”, lembra.

Em busca da expansão dos trabalhos e aprimoramento de suas instalações, a EBI conta com o apoio de voluntários que realizam eventos para arrecadar fundos para a instituição. Recentemente, um mega bazar foi realizado em todo o País e contou com a participação de aproximadamente 4 mil pessoas.

Na capital paulista, lojistas, empresários e artistas colaboraram com doações de peças novas para o bazar, como sapatos, roupas e até peças exclusivas do guarda-roupa de cantoras como Mara Maravilha e Ísis Regina. O mega bazar também ofereceu serviços de profissionais da beleza, com cortes de cabelos, manicure e massagens, além de desfiles de moda, brinquedos para crianças e uma praça de alimentação.

FONTE : ARCA UNIVERSAL http://www.arcauniversal.com/

2 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

Realmente é um excelente trabalho realizado pela IURD, ajudar aos pais na formação dos filhos, com o íntuito de formar grandes homens e mulheres de DEUS.

oliveira disse...

muito bom com o que as tias da ebi ensinam as criança na igreja

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG