segunda-feira, 9 de abril de 2012

"Fé Racional" - Novo e velho coração

Nos próximos dias, vamos publicar trechos do livro "Fé Racional", do bispo Edir Macedo, como parte do conteúdo para reflexão do Arca Universal

Por bispo Edir Macedod
redacao@arcauniversal.com


A ministração da fé cura o enfermo, liberta o oprimido e arranca as pessoas do abismo, do fundo do poço. Entretanto, existe algo muito mais do que simplesmente uma cura, um milagre ou uma libertação. O milagre de uma cura não é o suficiente para sustentar uma pessoa. Ela precisa seguir em frente. Por exemplo: Jesus levantou Lázaro da morte. Mas ele tinha que se alimentar, cuidar do seu corpo, alma e espírito. Em outras palavras, ele foi salvo da morte, mas precisava dar prosseguimento à sua vida.

O mesmo acontece na parte espiritual. Não Novo e velho coração adianta a pessoa receber somente uma cura ou uma libertação. Ela tem de agir de forma racional, inteligente, para que possa usufruir de outros benefícios da fé, além daqueles que já recebeu.

Jesus curou dez leprosos, mas apenas um voltou. E os outros nove? Uma vez curados, abandonaram a fé. Muitas pessoas têm sido iludidas com as curas, libertações de vários tipos de vícios, bênçãos econômicas e familiares, e pensam que isso é tudo o que Deus tem a lhes oferecer. Outras pensam que essas bênçãos significam o batismo com o Espírito Santo e que, por isso, já estão no Reino de Deus.

Muitos cristãos podem receber a cura e outras bênçãos sem mesmo estar no Reino de Deus. Para entrar e viver nesse Reino é preciso obedecer à Palavra de Deus a cada dia, cultivando a fé consciente no Senhor Jesus em todo o tempo. Do contrário, até as bênçãos que já foram conquistadas podem ser perdidas, inclusive a vida eterna.

Isso é o que pode acontecer, visto o coração ter sido o centro das emoções. Por conta disso, há engano, ilusão, corrupção moral e espiritual. Jesus disse: “Porque do coração procedem os maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” Mateus 15.19

Enfim, o coração é o centro da perversidade e do mal porque é movido pela emoção. Não se deixe levar pelo coração. Quando a pessoa tem um novo nascimento, uma nova experiência com o Espírito Santo, Deus lhe dá um novo coração para que o velho seja definitivamente apagado. É no velho que estão os sentimentos e as emoções que dominam a vida de uma pessoa. No entanto, Deus arranca o antigo e coloca o novo para que este seja de acordo com o coração dEle. 

Contudo, ter um novo coração não significa, necessariamente, que nele não haverá emoções. Porém, essas emoções são diferentes daquelas que o mundo oferece. As emoções do coração e da natureza Adâmica nos levam a paixões, invejas e atitudes erradas porque passamos a odiar e a amar segundo os olhos da carne. Ou seja, isso é o viver em função das emoções desse mundo.

Geralmente, na igreja, a pessoa sente uma vontade de chorar. Aquela emoção, o ambiente, a música, tudo é propício para que haja um “derramamento” de sua alma perante Deus. Veja se essa emoção não é a mesma ao assistir a um filme bonito, a uma novela, a uma peça de teatro ou a um show musical. O coração humano está sujeito a esse tipo de emoção, que tem levado muitos a se prostituir, adulterar, usar drogas e ingressar no vício da bebida.

Quando a pessoa nasce do Espírito Santo recebe logo um novo coração, e suas emoções passam a ser espirituais. Foi o caso de uma experiência que tive com Deus na qual recebi o gozo da Sua presença ao ser humilhado.  

Ao ser constituído rei, conforme a Arca seguia entrando em Jerusalém, Davi descia do seu trono, tocava tamborim e dançava. Aquele gozo era do Espírito. Nós sentimos alegria vinda do Espírito, mas isso não acontece todo dia, assim como não era todo dia que a Arca entrava em Jerusalém.

As emoções desse mundo levam as pessoas ao desequilíbrio espiritual e ao desequilíbrio da fé. Daí nasce o fanatismo. Entre as emoções divinas, vindas de um coração divino, estão a alegria do Espírito Santo e a paz. Ou seja, a pessoa tem paz com Deus e consigo mesma, e isso vem de um coração novo, de Deus.


Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG