quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dia de conscientização no Marco Zero

No Recife (PE), Força Jovem organiza evento de conscientização para cerca de 20 mil pessoas


Texto e fotos: Pedro Henrique Cunha
redacao@arcauniversal.com

Junte energia e juventude com uma pitada de alegria. Agora, misture tudo isso sob um som envolvente e, melhor ainda, na presença de Deus. Foi justamente o que aconteceu, no último domingo de abril (29), na Praça Rio Branco - Marco Zero, um dos pontos turísticos mais visitados da capital pernambucana, onde o Força Jovem Pernambuco (FJPE) reuniu cerca de 20 mil pessoas, que se dirigiram ao local não somente para um dia de divertimento, mas também para anunciar o Evangelho por meio de atitudes conscientes.

Intitulado "Consciência Jovem Music", o evento teve início às 15 horas e, durante toda a tarde, quem esteve no Marco Zero pôde acompanhar apresentações de bandas gospel que levaram todos  a cantar, dançar e se divertir. A Companhia de Teatro Impacto, do Força Jovem, encenou "Set me free"; peça que foi aplaudida e emocionou o público presente.

O objetivo de iniciativas como essas, segundo o pastor Julio César, coordenador do FJB no Estado, é mostrar aos jovens a importância de viver bem em sociedade. Juventude consciente, diz ele, é aquela que respeita o professor, não pratica bullying, não usa drogas, valoriza a família e preserva a natureza. "Esperamos que eles saiam dessa praça e mudem suas atitudes, cada um fazendo sua parte, teremos um mundo melhor", afirma o pastor, que durante o evento alertou a juventude sobre dois tipos de jovens, o consequente e o inconsequente. Este último, destaca, depreda o patrimônio público, se envolve com drogas e ignora a autoridade dos professores nas escolas. "Não é isso o que queremos para a juventude, afinal trata-se do futuro do nosso País", completa.

A viagem de mais de 200 quilômetros não tirou a empolgação da vendedora Rubiana Timóteo (foto), de 20 anos, que saiu de Lajedo, interior do estado, para acompanhar os shows. "Os projetos do Força Jovem alcançam aqueles que estão perdidos, sem alegria de viver.  São em eventos assim que mostramos que é possível ser feliz de verdade, pois ensinamos que ser jovem é nunca deixar de sonhar. As bandas são animadas e a mensagem repassada ajuda os jovens a não enveredar no mundo do crime", declara.

Para esclarecer as dúvidas das pessoas, voluntários do FJB montaram tendas ao redor do evento para explicar cada projeto social promovido pelo grupo, tais como o "Dose Mais forte", que oferece apoio aos dependentes químicos, o "Se liga 16", que promove a cidadania e o "Jovem Nota 10", que oferece cursos profissionalizantes gratuitos.

O evento também serviu para que os jovens comemorassem a aprovação da Lei Municipal que institui o último domingo de abril como o "Dia Oficial da Consciência Jovem". A Lei também determina que, na semana que antecede a data, sejam feitas atividades voltadas para a juventude, com palestras sobre os problemas do dia a dia e programas de conscientização nas escolas públicas e privadas do município.

Repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e produtores das mais diversas áreas da comunicação estiveram presentes, cobrindo cada detalhe para levar à população a notícia de que existe juventude consciente no Recife. Durante a exibição dos telejornais desta segunda-feira (30), a Rede Globo Nordeste noticiou a grandiosidade do evento, sem deixar de falar dos pilares que sustentam as atividades promovidas pela Força Jovem Brasil.

Presente ao evento, o bispo Emerson Carlos, responsável pelo trabalho evangelístico da IURD em Pernambuco, orou pela multidão e determinou a ressocialização e reintegração à sociedade dos jovens que estavam em situação de risco. Para ele, passar a mensagem contra as drogas e a criminalidade é o propósito principal. "Mais do que a alegria pelos momentos que viveram aqui, queremos que esses jovens saiam conscientes dos males que o uso de entorpecentes pode causar e do caminho feliz que podem trilhar longe dessas substâncias que tanto têm destruído vidas", salienta.

Jovem, mas consciente

Nielson de Lima é um exemplo a ser seguido. Durante cinco anos, o jovem foi dependente químico e traficante, papel exercido na criminalidade que o ajudou a afundar-se ainda mais. "Conheci o álcool, depois, passei a usar maconha, até chegar ao crack. E, como se não bastasse, me envolvi ainda na prostituição. Tudo para manter o vício, agradar os amigos e manter uma posição de respeito dentro da turma". Mas após tomar uma atitude e se tornar um jovem consciente, hoje Nielson é integrante ativo do grupo Força Jovem e só tem elogios a fazer às atividades proporcionadas a ele e a todos os que querem mudar de vida. 

Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG