quarta-feira, 2 de março de 2011

O Céu

Neste estudo, o bispo Macedo explica que Céu é um lugar não limitado pelos parâmetros humanos onde os salvos viverão na presença de Deus 


O Senhor Jesus, durante a Ceia, confortou os Seus discípulos, falando-lhes a respeito do maravilhoso porvir que os aguardava, o lar celestial, a casa do Pai: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.” (João 14.2).  

Esse é apenas um dos versículos bíblicos que nos esclarecem quanto à realidade inegável da vida após a morte, e, em relação a esta questão, é preciso compreender, à luz das Sagradas Escrituras, quatro temas básicos: céu, inferno, purgatório e ressurreição.

O Céu

Na Bíblia, diversos vocábulos são traduzidos como “céu”. É o caso de shanayim, do hebraico, e ouranos, do grego, dentre outros.

Alguns povos da Antiguidade, a exemplo dos babilônicos, dos egípcios e mesmo dos judeus, acreditavam na existência de sete “céus”, que refletiam as suas características culturais e religiosas. No tempo do Senhor Jesus aqui na Terra, era comum a crença em três tipos de “céu”:

1) Aquele no qual voam as aves e estão as nuvens: “Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” (Mateus 6.26)

2) O espaço onde estão as estrelas: “Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.” (Mateus 24.29)

3) O local onde está Deus, a verdadeira mansão celestial: “Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.”( Lucas 23.43)

O Senhor Jesus, depois da Sua morte, desceu ao coração da Terra, ao inferno, não para pregar aos demônios, mas para bradar, cheio do poder do Espírito Santo, a Sua vitória contra a morte e a eterna libertação da sedução pelas forças do diabo: “... estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.” (Apocalipse 1.18).

“Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé...” (1 Pedro 3.18-20)

Quando subiu aos Céus, o Senhor Jesus levou cativo o cativeiro: “Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.” (Efésios 4.8-10)

Os textos se referem às almas que estavam em descanso no Seol ou Hades. Assim, as almas justas que estavam nas regiões mais baixas da Terra foram transportadas para as regiões celestiais.

Em outras palavras, o Senhor Jesus tirou do Hades os salvos que aguardavam o grande momento e os levou para as mansões celestiais, os tabernáculos eternos, onde aguardarão, na presença de Deus, o cumprimento de todas as coisas. O Paraíso agora está no terceiro Céu, na presença de Cristo.

Prometendo ao ladrão da cruz que naquele mesmo dia estaria com ele no Paraíso (Lucas 23.43), o Senhor Jesus estava firmando, não só com ele, mas com toda a humanidade, o compromisso de assegurar aos que n’Ele crêem a imediata bem-aventurança eterna tão logo deixem esta vida: “Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor.” (2 Coríntios 5.8); “Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.” (Filipenses 1.23).

As pessoas que lá estão são confortadas e podem até clamar em alta voz. Vivem em um estado bem melhor que o dos homens mais felizes da Terra: “Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos.” (Lucas 16.25)

O Céu não é uma idéia, mas uma realidade. É um estado de vida, um lugar não limitado pelos parâmetros humanos; uma condição de eterno fluir, na presença de Deus, dividindo com Ele o reino, o poder e a glória para sempre. 

*Texto retirado do livro, Estudos Bíblicos, do bispo Edir Macedo

2 comentários:

jovem disse...

edificante esse estudo

valente disse...

O Céu não é uma idéia, mas uma realidade

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG