terça-feira, 9 de abril de 2013

Força Jovem Universal recupera jovens em todo o País


No Ceará, mais de 1,5 mil jovens já foram resgatados


Jeane Vidal / Fotos: VPR Ceará
clea.vidal@arcauniversal.com

Força Jovem Universal (FJU)  tem recuperado milhares de jovens em todo o País.
No Ceará, o grupo está presente há mais de 30 anos e tem trabalhado incansavelmente para mudar a realidade da juventude do estado.
Resgatar os jovens do mundo do crime, dos vícios e da prostituição e inseri-los novamente na sociedade, por meio dos projetos sociais desenvolvidos, tem sido um dos principais objetivos do Força Jovem Ceará, que já conta com mais de 5 mil pessoas em todo o estado.
Pessoas determinadas, cheias de garra e amor ao próximo, que se esmeram para levar a outros jovens a ajuda que um dia receberam. Eles, que um dia também chegaram com suas vidas destruídas e foram acolhidos, recuperados e novamente inseridos na sociedade, hoje são voluntários nos projetos sociais do FJU,  e se empenham na recuperação de outros jovens,  perdidos nos vícios e na criminalidade, que chegam até eles sem nenhuma perspectiva de vida.
Através do projeto "Dose mais forte" do Ceará, um dos trabalhos sociais do FJU, o grupo já resgatou mais de 1,5 mil jovens. Os voluntários, na sua maioria, são ex-dependentes químicos e ex-traficantes, que usam a própria vida como exemplo de superação, mostrando aos recém-chegados que é possível recomeçar e escrever uma nova história.
Foi o que aconteceu com Victor Felipe Sales Pessoa, de 20 anos, que atualmente dedica sua vida como voluntário.  Ex-dependente químico e ex-traficante, Victor roubava e traficava para sustentar o vício. Abandonou o colégio e por 3 anos viveu na criminalidade. Estava com a vida completamente destruída e sem nenhuma esperança quando foi resgatado através do trabalho do Dose mais forte. " Fui acolhido e minha vida foi restaurada. Parei com as drogas e continuei com a vida", declara.

"Dose mais forte" em Juazeiro do Norte

Recentemente, o grupo visitou a Escola Moreira de Souza, em Juazeiro do Norte. A ação, chamada "Driblando o crack nas escolas", visa orientar e alertar - através de vídeos e palestras -, os alunos a respeito do perigo das drogas e apresentar os projetos sociais do FJU.
 O pastor Marcelo Lima - que realizou a palestra , falou como normalmente os jovens são apresentados às drogas e alertou-os sobre as más influências, "amizades", que os induzem a entrar no submundo dos vícios e do crime.

 E a melhor maneira de mostrar a esses estudantes os males provocados pelas drogas - os prejuízos sociais, emocionais e psicológicos - é por meio de depoimentos de jovens que viveram essa experiência, mas que, felizmente, encontraram a saída. Foi o caso dos jovens José Roberto e Ronyere, integrantes do FJU, que estavam presentes e deram seus depoimentos relatando a todos as suas histórias sobre como entraram nos vícios e no crime e falando da importância do Força Jovem Universal no processo de libertação deles.
 "Além de usuário, eu também traficava. Hoje, sou um jovem feliz e ajudo outros jovens também a largarem as drogas. Só consegui sair dessa vida porque alguém acreditou em mim", confessou Ronyere, atualmente responsável pelo projeto "Dose Mais Forte" em Juazeiro do Norte.
 Além da recuperação de drogados, o FJU também desenvolve projetos sociais voltados para as áreas de esportes e educação.

No projeto "Esportes", os jovens são incentivados à prática esportiva. São oferecidas aulas gratuitas, das quais todos podem participar, independentemente de frequentarem ou não a Universal.
Também não falta o incentivo à Educação, e quem se encarrega disso é o Projeto "Jovem Nota 10", cujo intuito é preparar os jovens para o mercado de trabalho, que a cada dia se torna mais competitivo, oferecendo cursos de línguas (inglês, espanhol e italiano), além de aulas de informática, que ensinam desde o básico até o avançado.

Aqueles que têm talento para a música também têm o seu espaço. A eles são oferecidas, através do projeto "Cultura Jovem", aulas de música, nas quais podem desenvolver o dom recebido de Deus. O projeto também oferece outras atividades culturais, como teatro e dança.

Para fazer parte desse trabalho, seja como voluntário ou para participar das atividades oferecidas, procure o responsável do Força Jovem na Igreja Universal mais próxima de você  e obtenha mais informações.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG