segunda-feira, 8 de abril de 2013

Diga não ao bullying


Campanha mobiliza milhares de jovens na África do Sul


Da Redação / Fotos: Cedidas
redacao@arcauniversal.com
O bullying é caracterizado por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por uma ou mais pessoas, contra outros colegas. O termo tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Sem uma definição em português, pode-se entender como uma ameaça, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Para lutar contra essa forma de agressão, jovens do grupo TF Teen - com idades entre 11 e 14 anos - da cidade de Joanesburgo, na África do Sul, participaram, recentemente, do lançamento nacional do "Diga não ao bullying", uma campanha que destaca as consequências do bullying. Durante o encontro, milhares de participantes apenderam como agir contra essa forma de abuso, que tem causado danos, pincipalmente entre os mais jovens.
Os conselheiros do grupo também visitaram escolas localizadas no centro da cidade, conscientizando as pessoas da intimidação e do assédio moral que o bullying causa. Todos foram convidados a participar da campanha.

Mas não é somente em escolas, ou no círculos de colegas, que o bullying acontece, as agressões ganharam uma nova dimensão com o avanço da internet. As redes sociais têm sido uma porta aberta para ofensas, resultando na baixa autoestima e humilhação. Não é fácil se livrar desse tipo de agressão, e muitos acabam entrando para o mundo das drogas, numa tentativa de serem aceitos entre os amigos.
Para o pastor João Santos, responsável pelo trabalho do TF Teen em Joanesburgo, a melhor maneira de não sofrer o bullying é saber ignorá-lo e respeitar o próximo, "As pessoas que sofrem com esse tipo de violência acabam tendo um comportamento destrutivo. Isso é um atraso de vida e só trará danos. Por isso, é preciso seguir em frente, tratando a todos do jeito que gostaria de ser tratado", comenta.
Preocupado em estabelecer a paz, o TF Teen oferece cursos de orientação, aconselhamento e apoio para os jovens que sofrem com esse tipo de agressão. Procure uma Universal próxima de você e se informe sobre esse trabalho.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG