quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ler e Escrever: mais de 14 mil alfabetizados em Angola

Projeto social da IURD também oferece cursos profissionalizantes

Da redação
redacao@arcauniversal.com


Os índices de analfabetismo em Angola são alarmantes. Em 1990, era de 58,3%. A taxa de analfabetismo está hoje fixada em 33%, entre analfabetos funcionais e regressivos. É por isso que a Igreja Universal no País realiza um intenso trabalho social voltado para a alfabetização. Mais de 14 mil pessoas já foram alfabetizadas desde 2007, de acordo com Mário Gonçalves, o coordenador do Projeto Ler e Escrever no país. 

Só em Luanda, as aulas de alfabetização realizadas pelo Ler e Escrever recebem 500 pessoas diariamente. O projeto da IURD também oferece cursos profissionalizantes de informática, cabeleireiro, artes e ofícios de decoração, corte e costura, panificação e culinária. Mais de duas mil pessoas já foram capacitadas. 

Os alunos e professores são submetidos à metodologia de um aprendizado rápido, denominado PAAE (Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar), desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação. De acordo com Mario Gonçalves, os professores ministram aulas com base em um trabalho voluntário, sem compromissos remuneratórios ou religiosos. 

A execução das aulas é divida em três turnos, sendo que alguns são subdivididos em duas ou três partes, para alcançar um maior número de pessoas ao dia. Cada turma integra, no máximo, 25 alunos com idade a partir de 12 anos, mas chega a receber pessoas entre 60 e 72 anos. Neste processo de alfabetização, as pessoas têm a oportunidade de concluir até a quarta série, seguindo depois para outras escolas caso queiram continuar. 

As mulheres são maioria neste processo de alfabetização. Por isso, segundo o coordenador do projeto, é necessário um trabalho de sensibilização dirigida aos homens analfabetos, visando uma ascensão na vida social e profissional. 

O projeto conta com a cooperação do Ministério da Educação (MED) para fornecimento de material de apoio para o alfabetizando. 

Construção de nova escola

No mês de maio deste ano, a Igreja Universal do Reino de Deus de Angola lançou a pedra fundamental da escola de formação profissional que está sendo construída, na cidade do Lubango, província de Huíla.

A local de estudo contará com 6 salas de aula e terá capacidade para 210 alunos. Nela serão oferecidos cursos de eletricidade, serralharia, carpintaria, mecânica e informática. Serão priorizados os deficientes físicos. A obra está orçada em 200 mil dólares e será edificada numa área de 940 metros quadrados, que comportará áreas administrativas (gabinetes para diretores), pátio, áreas de recreação, oficinas e lavatórios. A obra terá a duração de três meses e vai proporcionar 20 empregos diretos.

O responsável evangelístico de Angola, bispo Augusto Dias, disse que o objetivo é oferecer formação profissional para os jovens, principalmente, para os que se encontram desempregados, deficientes físicos e órfãos.

Além dessa escola, a IURD pretende ainda construir outros centros de formação profissional nas províncias de Benguela, Kwanza Sul e um de saúde em Malanje.

Fonte: Arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG