quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Capixabas contra a dengue

Força Jovem do Espírito Santo alerta população sobre a doença

Da redação / Com informações e fotos: VPR-ES
redacao@arcauniversal.com


De janeiro até o fim de agosto o estado do Espírito Santo registrou mais de 48 mil casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, sendo que entre esses números 3.099 são suspeitas de dengue hemorrágica, incluindo 23 mortes e oito casos em investigação, como informou a  Secretaria de Estado da Saúde.

O número de casos da doença em 2010 foi o segundo maior desde a década de 1990, e em vários municípios do estado a queixa dos moradores tem sido a falta dos devidos cuidados para evitar a proliferação do mosquito como, por exemplo, manter os vasos de plantas sempre secos, fechar as caixas d'aguas, não deixar água parada nas calhas e quintais.

Diante dos números alarmantes, o Força Jovem da Igreja Universal do Espírito Santo reuniu dezenas de voluntários para orientar a população a combater os focos do mosquito transmissor. Instruídos pelo coordenador do grupo,  pastor Fabio Freitas, os agentes saíram a pé pelo bairro Jardim da Penha alertando a todos que por lá estavam. 

Utilizando panfletos explicativos, além de ensinar sobre a prevenção, eles também esclareceram quais os sintomas mais comuns da doença e sobre os riscos de contaminação.

Segundo Devanir Ferreira, um dos organizadores da campanha, é imprescindível o trabalho social que o grupo realiza. "Na Igreja Universal não se propõe apenas libertação espiritual e mudança de vida, mas a busca em servir às pessoas, com ações sociais que possam beneficiá-las também de outras maneiras", comenta.

Quem participou da campanha de conscientização destaca a importância da iniciativa. "Conseguimos conscientizar os moradores sobre a responsabilidade de cada um no combate à dengue. É uma mobilização que deve haver sempre", diz Andressa Souza, líder do Força Jovem da região de Coqueiral.

Apesar do sucesso da campanha, o grupo não pretende parar por aí. De acordo com pastor Fábio, um novo mutirão deve acontecer em breve em outro local da cidade. "Estamos muito felizes de promover uma ação que traz benefícios para a comunidade, pois tivemos um ótimo retorno", finaliza.

Fonte: Arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG