quinta-feira, 5 de maio de 2011

2º Congresso Universitário em Portugal


Atualmente, os jovens são os que mais sofrem com a crise e com o desemprego no país

Da redação
redacao@arcauniversal.com


O Instituto Português da Juventude, em Moscavide, localizada ao sul da capital Lisboa (foto acima e abaixo) foi a sede do encontro de dezenas de jovens que participaram do Segundo Congresso Universitário, organizado pelo grupo Força Jovem Europa, da Igreja Universal do Reino de Deus. Neste ano os temas principais foram: “De licenciados a desempregados”, “Oportunidades” e “2011 – ano internacional da juventude”.

Personalidades de diferentes áreas estiveram no evento, entre elas, Reginaldo Rodrigues de Almeida – professor, membro do conselho pedagógico da Universidade Autônoma de Lisboa e apresentador do programa “Falar Global” da TV de PortugalSIC Notícias; Vítor Gonçalves – doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa; Alexandre Camões – licenciado na área da Medicina; e ainda alguns jovens universitários da região de Lisboa.

Jovens com futuro precário

Recentemente, Portugal assistiu a uma das maiores manifestações na qual reuniu cerca de 500 mil pessoas nas ruas de todo o país. Os jovens, protagonistas da ação, protestaram contra a falta de oportunidades e a precariedade na solução de alguns dos problemas enfrentados por eles. Muitos estudantes que se formam não conseguem iniciar e, muito menos, alcançar uma carreira profissional estável. Sem contar aqueles que não atuam na área para a qual se formaram.

Visando incentivar e oferecer dicas para se sobressair diante de situações como essas, temas a respeito do assunto foram debatidos durante todo o Congresso Universitário.

Vítor Gonçalves falou sobre o fator “indicação”, ato que impede muitos jovens de entrarem numa empresa em detrimento de “um primo, sobrinho ou filho”. Deixando claro que esta é uma realidade com a qual estes têm de lidar, Vitor também explicou que essa não deve ser a maior preucupação do novo profissional.

Depois das intervenções dos convidados foi aberto um debate com a participação dos jovens presentes. Por fim, foi exibida uma reportagem sobre o trabalho do “Força Jovem Europa”, com os projetos de cultura, esportes, lazer, educação e as principais atividades no trabalho de prevenção e de conscientização dos jovens.

FONTE : ARCA UNIVERSAL http://www.arcauniversal.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG