Soichiro Honda fundou a maior empresa de motocicletas, popularizou o motociclismo e introduziu um alto nível de tecnologia e confiança em veículos de duas rodas
Nascido na aldeia de Komyo, na cidade de Hamamatsu, no Japão, em 17 de novembro de 1906, Soichiro Honda foi o fundador de um dos maiores impérios industriais do país, a Honda Motor Company.Filho mais velho de um ferreiro, Honda, desde criança, gostava de ficar observando os motores e admirando o barulho deles. Como não era um bom aluno na escola, pois não se interessava pelas teorias e sim pela prática, aos 8 anos, já havia construído uma bicicleta e, aos 13 anos já tinha uma série de pequenas invenções.
A carreira na indústria automobilística começou aos 16 anos, numa oficina em Tóquio e, anos depois, ele voltou para cidade de Hamamatsu, onde abriu a própria oficina.
Com o sucesso do negócio, em 1937, fundou uma pequena fábrica de anéis para pistões. Nove anos depois, ele usou o capital da venda da fábrica para fundar um instituto de desenvolvimento técnico, que se transformaria na Honda Motor Company.
O Japão estava vivendo o fim da 2ª Guerra Mundial e um dos piores problemas no país era o transporte. Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda começou a produzir motocicletas e logo estava vendendo os primeiros ciclomotores. Para superar os concorrentes, a empresa desenvolveu um motor mais potente e mais leve, dando o primeiro passo para alcançar a liderança na indústria de duas rodas.
Em 1956, Soichiro Honda revolucionou o setor divulgando uma nova filosofia: “mantendo uma visão internacional, dedicamo-nos a abastecer o mercado com produtos de alta eficiência a preços razoáveis, que satisfaçam os consumidores em qualquer parte do mundo”.
Desde então, a companhia fez valer a filosofia transformando-se na maior vendedora de motocicletas em todo o mundo, em menos de oito anos. Para completar, um ano depois Honda surpreende toda a equipe da empresa anunciando que participariam da Fórmula 1. Dois anos depois, a equipe patrocinada venceu a corrida.
O primeiro carro fabricado pela indústria Honda, em 1970, foi o modelo N 600. Porém, foi com a criação do automóvel Civic e do motor CVCC que a empresa se consolidou nos Estados Unidos, sendo a primeira montadora japonesa a se instalar no país, iniciando a importação de motocicletas para o Brasil.
Uma vida inteira dedicada aos projetos audaciosos, o que o fez de Soichiro Honda o único japonês a integrar o grupo do “Hall da Fama”, do setor automobilístico, ao lado de nomes como Henry Ford, Wlat Chrysler, Thomas Edison e outros.
4 comentários:
um vencedor
uma verdadeira história de sucesso
um exemplo de superação
um grande homem de visão
Postar um comentário