quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O significado do dízimo

O dízimo é um ato que expressa confiança irrestrita em Deus, e quem o entrega recebe dEle uma vida plena e feliz


Literalmente, a palavra dízimo é uma derivação do termo hebraico asar e significa dez ou décima parte. Mas esse termo, quando é analisado pela raiz, quer dizer acumular, crescer, enriquecer. Isso significa, de acordo com essa raiz, que quando entregamos a Deus a décima parte do que recebemos mensalmente ou dos lucros de um negócio ou empresa, estamos, ao contrário do que se pensa, sendo agraciados com as bênçãos de Deus, recebendo prosperidade financeira, crescendo, acumulando bens e enriquecendo.

E uma das grandes evidências que fundamenta essa verdade sobre a prosperidade proporcionada pelo ato de dizimar está na veemência com que Deus manda o povo israelita trazer os dízimos para Sua Casa e, depois, prová-Lo: "Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida" 
Malaquias 3.10

Deus promete também repreender, através do dízimo, o demônio característico da miséria: o espírito devorador. Esse demônio tem sido o grande vilão na vida de inúmeras pessoas na face da Terra. Não há um país que esteja livre dele. Até as nações consideradas de Primeiro Mundo estão cheias de mendigos e pessoas que vivem na mais terrível miséria, pois sua área de atuação é a vida financeira, causando prejuízos, desemprego, dívidas, falências, estragos nos bens, e males diversos que necessitam grande dispêndio de dinheiro: "Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos" (Malaquias 3.11)

Espiritualmente, o valor do dízimo transcende o valor literal, pois significa salvação de almas, sendo o principal agente provedor das condições necessárias para que os homens de Deus possam anunciar nos quatro cantos da Terra as Boas Novas, o evangelho da salvação. Através dos dízimos, a igreja pode chegar a milhares de pessoas, simultaneamente, pelas rádios, televisões, jornais e por todos os meios de comunicação disponíveis. Além disso, ele é o responsável pela manutenção da Casa de Deus, onde diariamente inúmeras pessoas - perturbadas, doentes, viciadas e arrasadas pelos demônios - encontram alento para seus pesares, libertação dos males espirituais e transformação de suas vidas.

O dízimo é um ato que expressa confiança irrestrita em Deus, e quem o entrega recebe dEle uma vida plena e feliz. O velho Abraão foi um testemunho exemplar dessa premissa. Sua fé, fidelidade e amor ao Deus Altíssimo eram superiores a todos os seus contemporâneos e, por si só, resolveu tributar a Deus parte do que lhe vinha às mãos, sem usura ou avareza. Deus conhecia o coração de Abraão e sabia do zelo que tinha por Sua casa, por isso abençoou a ele e sua família, engrandecendo sobremaneira sua posteridade e dando-lhe uma vida longa e farta: "Foram os dias da vida de Abraão cento e setenta e cinco anos. Expirou Abraão; morreu em ditosa velhice, avançado em anos; e foi reunido ao seu povo" 
Gênesis 25.7-8

O supervisor de vendas Douglas Bosco, de 30 anos, também tem experimentado os frutos da obediência a Deus. Ele conta que antes de se tornar dizimista fiel, não alcançava o sucesso profissional e tinha uma vida marcada por limitações. “Tudo o que eu desejava não acontecia, parece que eu dava cinco passos para frente e oito para trás”, relata.

Hoje, Douglas separa a décima parte do que ganha para Deus, mas ele garante que os 90% restantes multiplicam-se nas mãos dele. “Primeiramente, Deus mudou o meu interior, quando passei a ser fiel no dízimo, tive ideias diferentes e o meu caminho foi aberto para as conquistas. Hoje, tenho a casa dos meus sonhos, tive duas promoções na empresa, minha esposa abriu o próprio negócio, enfim, conquistei uma vida completa”, finaliza.

4 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

O dízimo é um ato que expressa confiança irrestrita em Deus

valente disse...

dizimar está na veemência com que Deus manda o povo israelita trazer os dízimos para Sua Casa e, depois, prová-Lo

oliveira disse...

"Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida"
Malaquias 3.10

gouveia disse...

"Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos" (Malaquias 3.11)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG