O criador do McDonald's, Ray Kroc, transformou uma simples lanchonete em uma das maiores redes de fast-food do mundo
Ray Kroc nasceu em 05 de outubro de 1902, em Chicago, Illinois (foto ao lado). Como muitos empreendedores, Kroc começou a trabalhar cedo. Ainda na escola primária, o candidato a rei do fast-food montou uma banca de limonada na frente de casa.
Jovem, ambicioso e disposto a trabalhar por longas horas, Kroc tornou-se rapidamente um dos principais vendedores de uma empresa de copos, mas não era suficiente para ele. Conheceu Earl Prince, o inventor da máquina de milk-shake, a Multimixer.
Fascinado pela velocidade e eficiência da máquina, aos 37 anos, Ray Kroc deixou o emprego e obteve os direitos exclusivos de comercialização do produto. Com isso, ele passou anos circulando pelo país vendendo a máquina de shake aos proprietários de restaurantes.
Em 1954, intrigado pelo volume de pedidos que recebera de uma lanchonete em São Bernardino, no estado da Califórnia, Ray resolveu visitá-la. O restaurante, onde os irmãos Maurice e Richard McDonald serviam refeições rápidas, vivia lotado. Na mesma hora em que viu o lugar, Ray começou a imaginar uma rede de lanchonetes identificada por arcos dourados.
Os irmãos estavam insatisfeitos com o negócio, pois tiravam pouco dinheiro e tinham obtido baixo resultado em duas experiências com franquias. Após tanta insistência, Kroc conseguiu um acordo. Eles concordaram com a ideia dos clientes fazerem as encomendas e receber as refeições em menos de um minuto e deram a ele os direitos de exclusividade para vender o método McDonald’s.
Ray abriu a própria loja, em abril de 1955, no subúrbio de Chicago, fazendo do restaurante uma vitrine para a venda de franquias em todo o país, com a eficiência no atendimento e limpeza do local. Rapidamente, ele vendeu 18 franquias, montou a Realty Corporation, em 1956, e já poderia comprar terras, a fim de ajudá-lo a gerar lucros para a empresa dele. Em 1960 havia mais de 200 McDonald’s em todo território americano e, cinco anos depois, esse número já subiria para 700, tornando-se a primeira empresa no ramo de fast-food, e Kroc um multimilionário.
Na década de 1970, o McDonald’s era o maior fornecedor de alimentos no país e assim continuará a ser por décadas.
Como incentivo ao empreendedorismo, Ray deixou um ditado: “Cuide do cliente e o negócio cuidará de si mesmo.”
2 comentários:
é uma verdadeira história de sucesso
um grande empreendedor
Postar um comentário