terça-feira, 22 de janeiro de 2013

"Dia do Combate ao Vício" nos Cenáculos da IURD


Reunião busca a restauração de vidas de dependentes químicos e seus familiares


Da Redação (*) / Fotos: Demetrio Koch, Erik Teixeira e Ticiana Bitencourt
redacao@arcauniversal.com

A Igreja Universal do Reino de Deus realizou, no último domingo (20), o “Dia do Combate ao Vício”. A reunião ocorreu em todos os templos da IURD do Brasil. O encontro é voltado para viciados em drogas e seus familiares, que necessitam de apoio na restauração de suas vidas.  

No Cenáculo do Espírito Santo de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, a reunião foi ministrada pelo bispo Jadson Santos. O templo ficou lotado para a realização do encontro. Houve vários testemunhos de pessoas que conseguiram mudar suas vidas e livrar-se do envolvimento com as drogas.

O bispo Jadson fez uma oração pela libertação dos vícios e pediu que aqueles que estivessem envolvidos com as drogas se aproximassem do altar. Toda a igreja deu as mãos para ouvir a mensagem de fé e foi dado o cálice da Dose mais Forte. “Hoje, essas pessoas vão ser livres. Vamos libertá-las.”

Depois da oração, ocorreram vários testemunhos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas. C.S., de 31 anos, que prefere não se identificar, conta que utilizou diversos tipos de drogas, como álcool, maconha, cocaína e crack, durante 15 anos. Ele disse que era sua primeira semana longe das drogas: “Eu vivia pedindo dinheiro dentro de transportes públicos para comprar drogas. Cheguei a vender a roupa do corpo. Mas agora, quero cuidar da minha família e nunca mais deixar os caminhos de Deus.”

Outro relato foi o de Maxejane Nascimento (foto ao lado), de 22 anos. Ela conta que começou fumando cigarro aos 15 anos. Depois, experimentou a maconha, a cocaína e o crack. “Quando conheci o último, viciei. Fiquei 4 anos na cracolândia. Praticamente morava lá, porque só ia para casa para trocar de roupa e comer. Usava 20 pedras por dia. Passava notas falsas para taxistas e roubava na escola.”

Ela pedia dinheiro ao pai dizendo que seria para material escolar, mas, na verdade, era para sustentar o vício. Maxejane lembra que o pior dia ocorreu quando ela implorou para o traficante lhe dar droga: “Ele começou a me bater e me arrastar pelo viaduto. Ele abusou de mim e me deu um tablete de pedra, até eu ter overdose. Aí, me mandou para casa. Fui embora segurando as calças.” Ela conta que ficou traumatizada por causa do abuso.

Maxejane só conseguiu livrar-se do vício quando começou a participar das correntes de libertação da IURD. “Minha irmã já participava e orava por mim. Aí, comecei a vir. Hoje, tenho nojo de cigarro, sou transformada e trago alegria para os meus pais”, diz.   

Apoio aos dependentes químicos no Brás

Em São Paulo, o Cenáculo do Espírito Santo do Brás também participou do Dia de Combate ao Vício. A reunião foi ministrada pelo bispo Sidney Marques, responsável pelo trabalho evangelístico no local. Ele realizou uma oração especial para libertar os dependentes químicos.

Milhares de pessoas lotaram o templo, na zona leste da capital paulista, para receber a mensagem de fé. A mobilização contou com a atuação do Dose Mais Forte, projeto do grupo Força Jovem Brasil (FJB), para ajudar na conscientização dos jovens contra as drogas.

De acordo com o coordenador do Dose Mais Forte no Brasil, Erik Teixeira, centenas de jovens e obreiros da IURD ajudaram no evento. “Montamos um atendimento social, com a participação de enfermeiros, e houve a distribuição de frutas, vitaminas e leite. A intenção era cortar o efeito das drogas do viciado que chegasse por lá.” (foto acima)

Um dos coordenadores que ajudaram na distribuição do kit aos viciados é ex-dependente químico. Eduardo Tadeu Fonseca (foto abaixo), de 35 anos, afirma que se envolveu com as drogas quando tinha apenas 13 anos. “Por falta de estrutura familiar enveredei por esse mundo. Passei 15 anos utilizando drogas. Usei de tudo, só não fui para a agulha.”

Fonseca afirma que só conseguiu livrar-se do vício, em 2005, quando conheceu o Dose Mais Forte. “Depois de 5 anos e 7 meses na prisão, eu fui convidado pelo FJB para participar das campanhas de fé e das concentrações.”

Ele acredita que o trabalho realizado pelo grupo é necessário, pois há muitos jovens sem perspectiva que encontram ali seu caminho. “Eu larguei a vida do crime. Me transformei em outra pessoa. Hoje tenho uma noiva e encontrei com Deus”, afirma.

Combate ao Vício na Bahia

A Bahia também participou do “Dia do Combate ao Vício”. Mais de 6 mil pessoas lotaram o Cenáculo do Espírito Santo de Salvador. Logo no início do encontro, o bispo Francisco Decohté, responsável pelo trabalho da IURD no estado, convidou aqueles que estavam sendo atormentados pelas drogas a se dirigirem à frente do altar.

O bispo Francisco orientou sobre a necessidade de unir a fé em Jesus Cristo com a força de vontade de cada um. “Querer é o primeiro passo. Em seguida é fundamental entregar-se ao Senhor Jesus; reconhecê-Lo como Salvador e entender que as mudanças de comportamento devem ser radicais. Somente em comunhão constante com Deus será possível perseverar, ultrapassar barreiras e superar o vício e todas as consequências provocadas por ele.”

O corretor de imóveis André Luiz Neves dos Anjos (nafoto, ao lado da noiva Rosane Nascimento), de 36 anos, é um exemplo dessa mudança. Ele era viciado em cocaína, mas, desde que conheceu o trabalho da IURD, há 5 anos, conseguiu deixar o vício. “O Senhor Jesus me fez acreditar em mim e sair da lama. Minha vida estava destruída. Além das drogas, eu fumava e bebia bastante, era depressivo e sofria com problemas de saúde, que os médicos não descobriam as causas. Não foi fácil, mas, por meio da fé e da Palavra de Deus, eu fui liberto e abençoado. Hoje, a minha vida está restaurada. Fui curado, estou noivo e faço planos para construir uma família linda, com a qual sempre sonhei”, conclui.

(*) Colaborou: Ticiana Bitencourt (BA)

fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG