terça-feira, 14 de maio de 2013

Recuperando nossas ovelhas


FJE promove evento para reconquistar jovens afastados


Por Andre Batista / Fotos: Cedidas
andre.batista@arcauniversal.com
Indignado, o rapaz não quer entrar na casa. Com o céu por teto, reclama ao pai: “Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; Vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.” Lucas 15:29-30
Mesmo ouvindo tudo isso, e sabendo que é verdade, o pai não cabe em si de felicidade. É certo que anos antes seu caçula tomou sua parte da herança e foi ao mundo, perdendo tudo por falta de sapiência. Mas a volta do rapaz é como um carneiro perdido que o pastor recuperou, como a água suja que pôde ser filtrada, como o tecido que, mesmo rasgado, tornou-se a mais bela túnica.
“Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.”, responde o pai. “Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.” Lucas 15:31-32
Nenhuma ovelha ficará para trás
Ao contrário da parábola contada por Jesus, o grupo Força Jovem Europa (FJE) de Almada (Lisboa, Portugal) não esperou que o filho pródigo retornasse à casa. Antes, correu a procurar suas ovelhas perdidas para recolhê-las ao rebanho. Recuperou quase mil.
O evento, batizado “I Was Stupid” (“Eu Fui Estúpido”), ocorreu na sede da FJE, especialmente para trazer de volta ao caminho de Deus os jovens que, por algum motivo, desligaram-se da fé. Como ferramenta de busca utilizaram a tevê, o rádio, a internet e, principalmente, o amor.
“O que realmente teve eficácia foi o fato de os próprios membros da FJE visitarem, conversarem e trazerem os jovens de volta. Isso foi fundamental”, explica o pastor Gelson Luís, coordenador do FJE.
Uma ovelha nunca se perde de seu rebanho por vontade própria. Se ali possui alimento, teto e afeto, não há motivo para a fuga. Infelizmente, o caminho para a Salvação é um labirinto que exige muita atenção. Uma vez que se descuida, a ovelha pode ser gravemente ferida pelos espinhos mundanos.
“O objetivo do evento foi dar a eles a oportunidade de voltar e deixar a estupidez das drogas, vícios e manias, que estavam alimentando os traumas, os complexos, fantasias e desejos destrutivos”, explica o bispo Júlio de Freitas, responsável pelo trabalho do Centro de Ajuda na Europa.
Como o próprio bispo diz, só existe uma forma de deixar a estupidez: agindo com sabedoria.
Eu fui estúpido
Cinthya Marques admite que nem sempre agiu com sabedoria. Fruto de uma família desunida, a jovem se tornou triste e vazia. Brigava tanto com os pais quanto com seus irmãos, a ponto de vê-los sangrar.
“Tudo provocava raiva em mim. Eu me sentia sozinha. Perante os meus amigos, agia de uma forma que me deixava mal. Mesmo assim não me importava. Não queria ser a única diferente. Eu precisava chamar atenção deles”, recorda.
Irritadiça, solitária e vendo vultos quase todas as noites, Cinthya encontrou abrigo no FJE. Por meio de um colega, ela foi conhecer o grupo. “Ele me disse que a escolha que eu fizesse naquele momento determinaria o meu futuro. Eu já estava cansada de ser daquele jeito; só queria mudar.”
A mudança foi gradual. Cinthya passou a frequentar a Igreja, abandonou as más companhias, se livrou de manias e, com muita força, melhorou sua vida. Já não discute pelas ruas, sua família agora é unida e, mais do que ser uma ovelha, a moça se tornou uma pastora, ajudando quem hoje sofre como ela sofreu.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG