sexta-feira, 31 de maio de 2013

Pais, entendam os jovens!

Universo teen precisa de apoio e compreensão


Por Ivonete Soares/ Fotos: Thinkstock e Andre Moura
ivonete.soares@arcauniversal.com


Criar filhos nunca foi tarefa fácil, mas para fazer e oferecer o melhor por eles, no mínimo, os pais precisam estar antenados e conhecê-los como ninguém.
Da pré-adolescência em diante, os filhos passam por muitas transformações, é uma fase de descobertas, desafios e muitas cobranças também. É exatamente aí que os filhos precisam, ainda mais, do apoio incondicional dos pais.
Alguns, porém, face às dificuldades encontradas, acabam se frustrando no meio do caminho, mas não é motivo para se desesperar. É preciso, antes de tudo, reavaliar a forma como têm agido e repensar se estão mesmo no caminho certo.
Afinal, para tudo há uma saída, inclusive nesse processo difícil que é educar um filho para a vida e fazê-lo valioso perante a sociedade e, sobretudo, a Deus, que, aliás, o conhece desde o ventre de sua mãe.
Com boas dicas, paciência, amor e muita dedicação é possível ver seu filho bem encaminhado. Mais do que isso, parceiro e amigo.
Papo de adolescente
Para Meuri Luiza, que se dedica a orientar os jovens e esclarecer suas dúvidas no quadro “Papo de adolescente” por meio de vídeos – postados duas vezes por semana no site dos obreiros, da Universal (www.obreirosemfoco.com) –, cobranças em excesso só afastam os filhos.
“Falar abertamente com eles, entender o porquê de suas dúvidas e explicar as consequências desastrosas de suas atitudes “erradas” é um dos caminhos para ser bem-sucedido com os filhos”, comenta.
Segundo ela, não adianta impor; o correto é dar a oportunidade de os filhos sentirem na pele as consequências de seus atos, ou seja, mostrar a eles o que irá acontecer caso tomem atitudes erradas.
“Eles devem estar cientes de que sempre terão dois caminhos: em um deles terão êxito, já no outro, sofrerão consequências. O que muitas vezes acontece, porém, é que os pais tentam superproteger os filhos, impedindo-os de que sejam responsabilizados por aquilo que fazem de errado”, ressalta.
Quanto à fase que todos temem – a adolescência –, Meuri discorda de que eles (os jovens) são o problema.

“Eles não são difíceis de lidar, como muitos pensam. Na verdade, os adolescentes sofrem muitas cobranças lá fora. Se eles não forem populares no colégio, por exemplo, sofrerão desprezo. Se são muito inteligentes, são excluídos. Se andam contrários à moda, são chamados de extraterrestres. E por aí segue. Até que se encontrem em suas próprias mentes e definam a personalidade, terão muitas dúvidas e conflitos consigo mesmos.”
Porque o adulto tem a personalidade concluída, acaba entrando em conflito com eles. “Por isso, muitas vezes fica tão difícil entender a cabeça de um adolescente.”
A verdade é que, apesar de ainda estarem descobrindo a si mesmos, eles fazem questão de serem tratados como “gente grande”. Por isso, não menospreze o seu filho, tente entendê-lo, lembrando, acima de tudo, que um dia vocês (pais) também foram jovens.
Carinho, afeto, compreensão, beijos, afagos e muito diálogo engrandecem a autoestima deles. E isso é essencial para a vida toda.
Mas, para se sair bem em tempos difíceis – quando o excesso de estímulos e influências são cada vez mais latentes –, é importante manter o equilíbrio em todas as situações, boas ou ruins.
Nas orientações e conflitos diários evite gritaria, choros, lamentações e descontrole, pois ações assim só vão afastá-los de vocês.
Participar da vida deles, sem proibir demais, já é um bom caminho. Afinal, quem garante que os nossos filhos farão as escolhas certas? Não se pode precisar, apenas deem a eles o melhor. Só conselhos não funcionam, pois a decisão sobre em quem se espelhar será deles. Para isso, valerá sempre o exemplo.
Universal Teen
Pensando nessa parcela da população, na Universal existe o grupo Turminha da Fé (TF Teen), que faz parte da Educação Bíblica Infantojuvenil (EBI) e desenvolve um importante trabalho com os pré-adolescentes.
É lá que esses “quase adolescentes” recebem orientações importantes, participam de atividades que promovem o respeito, o amor ao próximo e à família, bem como o primordial: o temor a Deus em todas as situações.
O jovem Lucas dos Santos, de 14 anos, faz parte do grupo em São Paulo e gosta muito. Apesar de os pais conhecerem a Deus, ele, numa determinada época, não achava muito interessante estar em uma Igreja. Porém, ao ingressar no TF Teen, passou a entender mais sobre a importância de aliar fé aos seus dias.
“O grupo me ajudou a perceber que todos precisamos de Deus, inclusive nós, adolescentes”, diz, ao lado dos pais Silvia e Reginaldo (foto abaixo).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG