Nos esportes e na cidadania, juventude rondoniense marca presença
Recentemente em Porto Velho, capital de Rondônia, foi realizada no estádio Aluízio Ferreira uma partida entre os dois maiores clubes de futebol profissional do estado do Norte, o Moto Esporte Clube e o Sport Club Genus, na 8ª Rodada do Campeonato Rondoniense. A disputa foi acirrada, com empate de 1x1.
O goleiro Carlos, do Moto Clube, é integrante da Força Jovem Rondônia. Na abertura do jogo, ele e seus companheiros de time estenderam a bandeira da FJ RO para a foto oficial.
Por meio dos esportes, principalmente o futebol e o futsal, o FJ pretende alcançar o maior número possível de jovens, mostrando a atividade esportiva como meio de reinserção social e transformação de vidas.
Se liga 16
Outra atividade da FJ rondoniense diz respeito à cidadania. O grupo, como parte do projeto “Se liga de 16”, promoveu uma caravana ao Tribunal Regional Eleitoral (TER), para que os jovens fizessem o recadastramento biométrico (registro das impressões digitais e obtenção de uma fotografia do eleitor, além do registro de sua assinatura) e regularizassem seus títulos.
O brasileiro, ao completar 16 anos de idade, pode tornar-se um verdadeiro cidadão, obtendo o título de eleitor para exercer seus direitos políticos e cobrar dos governantes a adoção de medidas que possibilitem a melhoria da qualidade de vida de nosso povo.
A equipe do “Se liga 16”, proporcionou aos jovens a inclusão na vida política e mostrou a eles a importância do exercício efetivo da cidadania dentro da sociedade, para que sejam excelentes eleitores.
Recadastramento Biométrico
O Recadastramento Biométrico é o procedimento necessário para que a população vote na nova geração de urnas. O procedimento biométrico consiste, basicamente, na captura das digitais e de uma fotografia de cada eleitor, além da colheita de uma amostra de sua assinatura.
As urnas eletrônicas biométricas, já utilizadas em alguns estados brasileiros, reconhecem o eleitor por meio de sua digital. O procedimento facilita a identificação e diminuindo o tempo gasto no dia da eleição, além de evitar fraudes.
Fonte: arcauniversal
Nenhum comentário:
Postar um comentário