segunda-feira, 21 de março de 2011

Grupo "A Gente da Comunidade" realiza curso de capacitação profissional

No Rio Grande do Sul, além de oficinas, o grupo mantém ações sociais voltadas aos necessitados

Por Cinthia Meibach
redacao@arcauniversal.com

 O Grupo “A Gente da Comunidade” do estado do Rio Grande do Sul promove constantes oficinas preparatórias para o mercado de trabalho a adultos e idosos.  Os cursos são variados: informática, inglês, espanhol, corte e costura, garçom e secretariado; basta a pessoa escolher qual pretende cursar e se inscrever na Catedral da Fé, localizada à Av. Júlio de Castilhos, 607, centro de Porto Alegre. Geralmente, os cursos têm duração de 3 meses e as aulas são ministradas duas vezes por semana, atrevés de voluntários capacitados.

De acordo com o coordenador de cursos, Alex Mendes,  o trabalho surgiu há 4 anos e, já formou centenas de alunos. Um novo curso de informática voltado para a terceira idade foi inserido ao projeto e tem alcançado êxito entre as pessoas.  Mendes, que também é professor dos idosos, se diz satisfeito em proporcionar a eles a inclusão digital. “A maioria chega sem nem saber ligar o computador. É surpreendente a capacidade de aprendizado de cada um. Ao final do curso, eles se sentem realizados. Eu tenho alunos que como forma de gratidão, me enviam e-mail quase todos os dias para mostrar a habilidade adquirida no curso”, comenta.

A aposentada de 74 anos, Doracy Dorneles, não deixou a idade impedi-la de aprender a mexer no computador. Ela conta que sempre teve vontade de navegar na internet, mas não sabia como fazê-lo, até que a filha lhe incentivou a se inscrever na oficina de informática. “ Eu não sabia nada, nem ligar um computador, mas depois que fiz o curso, aprendi bastante e hoje já não sou mais leiga em informática. Eu recomendo a todos os idosos que se empenhem e façam também, porque só não aprende quem não quer”,  afirma.

Para a voluntária que ministra cursos de informática aos adultos, Clea Borda, de 53 anos, experiências positivas como as da aposentada Doracy faz com que ela queira se dedicar cada vez mais ao projeto. Durante a semana ela cuida do comércio, mas quando chega sexta-feira, encerra o expediente mais cedo em função do compromisso que tem com os alunos. “Eu me organizo para que não ocorra atrasos e eu possa cumprir com as aulas”, explica. Clea conta que durante anos sempre desejou ajudar ao próximo de alguma forma, mas não sabia como. Quando foi convidada a dar aulas não imaginava que a ação proporcionaria a ela e aos alunos tamanho benefício. “Eu aprendo muito com cada turma e me sinto realizada com o sucesso profissional de cada um. Muitos deixam de depender dos outros colegas de trabalho para usar o computador e logo são promovidos. É muito bom poder participar destas conquistas”, explica.

Além deste projeto educacional, o grupo mantém também ações voltadas para os necessitados, como entregas de donativos às comunidades carentes; apoio jurídico e estético; e visita aos moradores de rua com doação de cobertores e sopas. De acordo com a coordenadora estadual do A Gente da Comunidade, Lurdes Valim, o tendência é que o trabalho aumente e se estenda ao maior número de pessoas, proporcionando evangelização e inclusão. “Nosso objetivo é proporcionar a capacitação profissional a todos e também levar a Palavra de Deus àqueles que não conhecem o senhor Jesus, pois temos alunos de diversos credos religiosos que participam dos cursos e acabam se convertendo. Além disso, muitos se superam e descobrem talentos que até então estavam escondidos”, conclui.

FONTE : ARCA UNIVERSAL http://www.arcauniversal.com/

3 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

parabéns para o Grupo “A Gente da Comunidade” do estado do Rio Grande do Sul

vencedor disse...

parabéns para iurd que Além deste projeto educacional, o grupo mantém também ações voltadas para os necessitados, como entregas de donativos às comunidades carentes; apoio jurídico e estético; e visita aos moradores de rua com doação de cobertores e sopas

guerreiro disse...

o objetivo é proporcionar a capacitação profissional a todos e também levar a Palavra de Deus àqueles que não conhecem o senhor Jesus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG