quarta-feira, 9 de março de 2011

Força Jovem no combate à dengue

Em Campinas (SP), jovens conscientizaram a população sobre os perigos da doença


A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as medidas de controle da dengue em todas as regiões de Campinas, interior de São Paulo. O município integra a lista das 70 cidades consideradas prioritárias para o combate à doença no País, neste início de 2011, pelo Ministério da Saúde.

No último boletim, divulgado em 17 fevereiro, foram confirmados 101 casos de pessoas que adoeceram com dengue em Campinas. São ocorrências que se referem a pessoas que tiveram exames confirmados neste período, mas que não necessariamente adoeceram na última semana. Todos os pacientes evoluíram para a cura.

Para o secretário municipal de saúde, José Francisco Kerr Saraiva, há um risco de epidemia em 16 estados e em mais de 70 municípios, apontado com base em critérios populacionais e no cenário epidemiológico do fim de 2010. “Não quer dizer que vamos ter uma epidemia, mas, se não nos mobilizarmos, o risco é maior”, alerta.

Ação da IURD


Diante destes números alarmantes, o grupo Força Jovem Brasil, da Igreja Universal do Reino de Deus  (IURD) da cidade de Campinas, reuniu, no último dia 27, centenas de voluntários que foram instruídos pelos representantes do Controle Ambiental para conscientizarem a população (foto ao lado) sobre a prevenção do vírus da dengue. “É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, e transmitida, no Brasil, através do mosquito aedes aegypti, também infectado pelo vírus”, explica Margarete Issaque, de 46 anos, supervisora de controle ambiental.

Iara Pires da Silva, também supervisora de controle ambiental, alerta sobre os riscos de contaminação. “É muito importante não deixar objetos com água parada dentro de casa ou no quintal. Sem este ambiente favorável, o mosquito aedes não consegue se reproduzir”, explica.

Após a palestra explicativa, o local escolhido para a realização da campanha foi o Parque Portugal, mais conhecido como a lagoa do Taquaral, onde o fluxo de pessoas aos finais de semana é mais elevado.

Os jovens, voluntários da IURD,  se espalharam pelo parque entregando panfletos explicativos sobre a prevenção, conscientizando a população sobre os riscos e a gravidade da doença. 

Segundo o pastor Misael Henrique, responsável pelo trabalho evangelístico na região de Campinas, é imprescindível o trabalho social que a igreja oferece à população. “Na Igreja Universal nós não propomos apenas uma libertação espiritual e mudança de vida, mas buscamos servir às pessoas com ações sociais que possam beneficiá-las também de outras maneiras. E, neste caso, é o momento de Campinas lutar contra a Dengue, por isso, vamos apoiar esta campanha”, ressalta.

Para o metalúrgico Reginaldo Pavan, 42 anos, que estava passeando com a família no parque, é muito importante a atenção dos pais em relação aos filhos no auxilio  à prevenção. “Temos que estar atentos sobre onde nossos filhos estão brincando; devemos orientá-los a guardar seus brinquedos e a não deixarem jogados na chuva, pois há grandes riscos de se transformarem em um foco de dengue na água parada”, alerta.

A orientação não é apenas a prevenção da proliferação do mosquito em suas próprias residências. “Aconselho que todos cuidem de seus quintais e orientem seus vizinhos e familiares a fazerem o mesmo. Quando identificarem algum descuido que possa ocasionar um foco de dengue, notificar imediatamente o responsável”, explica Edison Leiria de Paula, agente de saúde do município de Hortolândia.

Voluntários que já foram vitimas da doença entraram nesta campanha para evitar que outras pessoas sejam vitimas também. “Ao lado de casa tinha um terreno com foco de dengue. Fui picada pelo mosquito e em pouco tempo passei a sentir as reações. Surgiram manchas e muitas dores pelo corpo, fiquei internada tomando medicação na veia. Hoje, recuperada do vírus, ajudo pessoas a se prevenirem para que elas não passem pelo que eu passei, pois foi desesperador”, comenta Hanyele Cristóvão Cabral, de 16 anos, vitima do vírus da dengue e voluntária da Força Jovem.

FONTE : ARCA UNIVERSAL http://www.arcauniversal.com/

3 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

Parabéns para Os jovens, voluntários da IURD, que se espalharam pelo parque entregando panfletos explicativos sobre a prevenção, conscientizando a população sobre os riscos e a gravidade da doença

valente disse...

ótimo trabalho , parabéns para o grupo Força Jovem Brasil, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD)

oliveira disse...

força jovem ótimo trabalho de prevenção do vírus da dengue

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG