quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A vida e a morte

A vida do ser humano tem um propósito divino. O homem, instintivamente, busca a Deus e até que descubra qual o Seu propósito, vive num grande vazio


A palavra “vida” vem do latim e significa o conjunto de propriedades e qualidades graças às quais animais e plantas se mantêm em contínua atividade, manifestada em funções orgânicas.

Segundo a Palavra de Deus, entretanto, vida vai muito além dessa simples definição. O Senhor Jesus disse: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10.10).

O que significa, então, esta vida que o Senhor Jesus veio trazer, e a sua abundância? É desfrutar de todos os direitos que Deus nos dá, pois ser cristão é ser filho de Deus, e dono, por herança, de todas as coisas que existem na face da Terra; é ocupar a posição que Deus quer que ocupemos, vivendo na real condição de Seus filhos, manifestando a Sua glória.

A vida do ser humano tem um propósito divino. O homem, instintivamente, busca a Deus e até que descubra qual o Seu propósito, vive num grande vazio. Solidão; mágoas; doenças; sofrimento; pobreza; fracasso; ódio e morte são evidências de que a humanidade vive afastada do seu verdadeiro caminho.

O Senhor Jesus disse: “... Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14.6). Ele não é um caminho, mas o Caminho; o Único que tomou o nosso lugar e desfez as barreiras que havia entre nós e Deus, e que nos diz para voltarmos para casa e vivermos a vida abundante que o Pai amorosamente deseja para nós.

O que dependia d’Ele já foi feito. Doenças, sofrimentos e todos os males não mais serão senhores da nossa vida se tivermos um encontro com Ele, e assumirmos a nossa posição na família de Deus.

É claro que a vontade de Deus é que os Seus filhos sejam abençoados e prósperos. Não bastassem as palavras do Senhor Jesus, dizendo que veio para que tivéssemos vida e com abundância, temos a promessa de uma cidade que está sendo preparada para nós: toda feita em metais nobres e pedras preciosas, com água e alimentos em abundância, onde os salvos viverão em perfeita saúde, na presença de Deus, e nunca mais verão tristezas nem morte: “No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.

Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.

Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.” Apocalipse 22.2-5

Todas as riquezas do mundo foram criadas pelo nosso Pai. O ouro; a prata; o petróleo; os minerais; as pedras preciosas; os campos; os rebanhos; tudo, enfim, foi criado por Ele, que é o dono de tudo. Nós somos apenas administradores temporários das riquezas da Terra.

Vejamos um exemplo bem simples: Quando terminamos de pagar as prestações de um imóvel, pensamos que somos proprietários dele, mas esquecemos que ao tomarmos nas mãos a escritura, estamos de posse de um documento que nos dá o direito sobre o imóvel apenas enquanto vivermos.

Após a nossa morte, deixamos de ser donos de qualquer coisa neste mundo. É claro que os nossos herdeiros usufruirão daquilo que nós lhes deixarmos, mas também durante um espaço de tempo.

Concluímos, portanto, que não temos nada; tudo pertence a Deus, e sendo Ele o dono, certamente nos emprestará tudo o que se fizer necessário à nossa vida.

O Senhor Jesus disse que o Reino de Deus é comparável a um homem que se ausentou do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens (Mateus 25.14-30).

E não foi exatamente isso o que Ele fez ao partir deste mundo? Por que, então, não assumimos as responsabilidades que Ele nos outorgou?

A vida abundante que Deus nos garante, pelo Seu grande amor, através do Senhor Jesus, inclui todas as bênçãos e provisões das quais necessitamos ou mesmo venhamos a desejar.

Imediatamente após darmos um passo na Sua direção, Ele corre ao nosso encontro, trazendo em Suas mãos tudo o que nos tem reservado, ou seja, o direito de serem preenchidos em nós todos os aspectos da vida humana que podem fazê-la feliz.

João, chamado “o apóstolo do amor”, sabia melhor do que ninguém que a vontade de Deus é abençoar completamente todo aquele que crê no Senhor Jesus: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” (3 João 1.2).

Deus deseja que você, prezado estudante das Sagradas Escrituras, prospere em três aspectos: físico, espiritual e financeiro.

*Retirado do livro “Estudos Bíblicos”, do bispo Edir Macedo

3 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

muito forte esse estudo

juliana disse...

estudo edificante

... disse...

Quero expressar a minha paixão por sua bondade no coração em apoiar os homens que têm a necessidade de ajuda nesta questão. Sua dedicação pessoal para passar mensagens, acabou por ser surpreendentemente interessante e permite que homens como eu tenha uma nova visão do mundo. Seus textos calorosos e úteis indicam que você é pessoa muito parecida comigo.
Meus agradecimentos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG