quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Tentações

É possível deixar de ceder a elas?

Sérgio ganhou uma viagem em um cruzeiro por ter passado no vestibular. O pai dele, Tom, disse que ele poderia se divertir como quisesse, durante o passeio, menos se envolver com drogas.

Felicíssimo, Sérgio logo tratou de convidar os melhores amigos para irem também. Os rapazes e algumas moças tanto pediram aos pais, que todos ganharam o mesmo presente.

Na viagem, muita curtição, música alta, dança, banho de piscina e muita, muita paquera entre os jovens. Cada um fazia questão de contar com quantas pessoas ficavam por noite de folia.

Até então, Sérgio estava fazendo o que todos os rapazes de sua idade costumam fazer quando estão reunidos em grupos. O assunto, geralmente, girava em torno das meninas, mas alguém do meio tocou em um assunto em especial que fez todos olharem entre si.

- É o seguinte, galera, tenho aqui uma novidade pra vocês. Quero saber quem vai topar.

- Isso é cocaína? Vou experimentar. Perguntou um dos rapazes.

- E então, Sérgio, vai querer?

No mesmo instante, Sérgio lembrou-se da orientação do pai; porém, não conseguiu resistir às provocações dos amigos e à própria curiosidade com relação à droga. Pois pensou consigo " o que custa sentir apenas uma demonstração do efeito dela no meu corpo?"

Não demorou muito para Sérgio tornar-se mais um nas estatísticas de viciados, desapontando consideravelmente aos seus pais.

O caso de Sérgio é apenas um dentre tantos outros que poderíamos abordar para exemplificar o tema tentação. A tentação nunca virá com uma aparência feia, desagradável ou com a intenção de assustar. Ao contrário, ela sempre vai parecer muito atraente e, aparentemente, inocente. O exemplo acima foi extremo, mas há inúmeras situações pequenas do dia a dia que nos fazem cair em tentação sem que possamos perceber:

- Você já começou uma dieta rigorosa, mas, ao se deparar com uma fatia de bolo de chocolate, disse adeus ao regime?

- Já passou por uma situação tão desagradável que a vontade que tinha era de xingar a pessoa e assim o fez?

- Já pensou em falar a verdade sobre determinado assunto, mas acabou mentindo por medo de se prejudicar?

- Você já vacilou na fé porque resolveu “pagar para ver” se iria cair, e acabou caindo?

- Ou preferiu enfrentar uma determinada situação em que o pecado estava rondando e esperando a sua atitude, em vez de sair correndo dali?

-Você já disse SIM, quando o correto era dizer NÃO?

Se você já passou por tudo isso, e acha que pelo fato de se sentir tentado é o pecador número um do mundo, veja o que Paulo disse:

Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1 Coríntios 10:13)

Sendo assim, é possível resistir às tentações?

A resposta é sim. Se surgirem situações em que se sinta tentado, seja em meio aos seus amigos ou familiares; namoro ou casamento; em meio ao lazer ou no trabalho, procure pensar sempre nas consequências, antes de fazer algo em que poderá se arrepender mais tarde.

Ore a Deus e peça a Ele forças para suportar o que lhe provoca. Depois, diga NÃO em alto e bom som para aquilo ou para as pessoas que estão lhe importunando. Em seguida, fuja dali.

Além disso, você não precisa demonstrar ou provar nada para ninguém. Sua atitude de desviar-se deste tipo de situação constrangedora para si próprio, ignorando as provocações, já será uma prova suficiente a Deus de que você teme e obedece a Ele.

Resumindo: tudo vai depender da escolha que fará. Seguir a boa consciência ou a um pensamento que trará muita dor de cabeça ali na frente.

3 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

Ore a Deus e peça a Ele forças para suportar o que lhe provoca

oliveira disse...

Sua atitude de desviar-se deste tipo de situação constrangedora para si próprio, ignorando as provocações, já será uma prova suficiente a Deus de que você teme e obedece a Ele.

guerreiro disse...

Seguir a boa consciência ou a um pensamento que trará muita dor de cabeça ali na frente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG