Mesmo que estejamos no fundo do mar ou no mais profundo abismo, ainda há tempo de recomeçar
Quando Jonas ouviu de Deus que deveria levar a Palavra da Salvação até a cidade de Nínive, ele não estava disposto a ir, pois acreditava que o povo não merecia ser perdoado, mas sim destruído junto com a cidade. Assim, desobedeceu a ordem divina e fugiu.
Na fuga, o profeta embarcou para uma cidade chamada Társis, local oposto de Nínive, imaginando que poderia escapar dos olhos de Deus. Durante o trajeto, ao deitar-se tranquilamente no porão do navio, uma grande tempestade agitou o mar, a ponto dos marinheiros lançarem Jonas nas águas turbulentas, a fim de livrarem-se do perigo, pois acreditavam que ele era o motivo de tamanha reviravolta (Jonas 1:1-5).
No fundo do oceano, Jonas foi engolido por um grande peixe. Porém, três dias depois, ao ser vomitado pelo animal, seguiu para Nínive para levar a mensagem de perdão de Deus aos habitantes.
Analisando este pequeno relato de uma parte da vida de Jonas, podemos extrair alguns exemplos, que servem para nos ajudar a recomeçar quando cometemos algum erro:
Reconhecimento
Ao ser abordado pelos marinheiros, Jonas reconheceu que estava errado, que havia fugido da presença de Deus por não querer cumprir Sua ordem. O primeiro passo para receber o perdão de Deus foi ter reconhecido sua culpa (Leia Jonas 1:10). Admitir que estamos errados não é nada fácil; mas, justamente por exigir uma boa dose de sacrifício, este grande ato é o caminho mais sincero e eficaz para um recomeço.
Humildade e perdão
Quando esteve enclausurado na barriga do grande peixe, Jonas pediu perdão a Deus. O arrependimento dele veio no momento em que mais precisou (Jonas 2:3).
Às vezes, as circunstâncias do dia a dia são tantas que deixamos de reconhecer pequenos ou grandes erros que podem prejudicar outras pessoas. Com a atitude de se recusar em pregar a mensagem de Deus ao povo de Nínive, por exemplo, Jonas simplesmente estava impedindo que as pessoas fossem salvas.
Nunca é tarde para pedir perdão e perdoar. O fundo do poço ou do mar pode ser muito ruim, mas até mesmo ali Deus envia socorro para nos ajudar.
Obediência
Um erro só tem vantagem se a pessoa que errou aprender com isso. Jonas aprendeu e resolveu fazer o que Deus ordenara. Como consequência, toda aquela população fora perdoada e salva (Jonas 3:10). Assim acontece conosco. Quando obedecemos a um chamado divino, ou somos sensíveis às orientações do Espírito Santo, recebemos os benefícios destes atos e ainda contribuímos para que outras pessoas sejam abençoadas.
2 comentários:
ótima postagem , temos que Admitir quando estamos errados , ter Humildade , Nunca é tarde para pedir perdão e perdoar e Obediência
é muito bom esses exemplos, que servem para nos ajudar a recomeçar quando cometemos algum erro
Postar um comentário