terça-feira, 2 de julho de 2013

A dedicação dos jovens da Universal na Zâmbia

As necessidades do país africano são muitas


Por Ivonete Soares (*) / Fotos: Cedidas
ivonete.soares@arcauniversal.com
O caminhão nem bem encosta na sede da Universal em Lusaka, capital e maior cidade da Zâmbia, na África, e dezenas de voluntários do Youth Power Group (YPG) – o Força Jovem local – se aproximam para carregá-lo com donativos.
Não é muita coisa, mas o suficiente para matar a fome dos moradores de dois orfanatos: o Wons e o Fountain of Hope, situados em lugares distintos de Lusaka.
Frutas, legumes, sucos, leite, alimentos em geral. As doações parecem se multiplicar, tamanha a alegria dos que as recebem, bem como dos que doam.
Zâmbia possui uma das economias mais pobres do planeta. A população sofre com diversos problemas socioeconômicos. A maioria dos habitantes vive abaixo da linha da pobreza, com pouco mais de 1 dólar por dia. O índice de analfabetismo é de 30% e a subnutrição atinge 45% dos zambianos. A expectativa de vida é uma das menores do mundo (41,2 anos); a taxa de mortalidade infantil é de 90 para cada mil nascidos vivos; e 14% da população está infectada com o vírus HIV.
“As necessidades são muitas”, diz o pastor Alan Nixon (foto acima, durante uma das doações), responsável pelo trabalho desenvolvido pelo YPG na região.
“Em uma das instituições, no dia da doação, os moradores não tinham absolutamente nada para se alimentar. E como tudo o que recebem é bem-vindo, recepcionaram os voluntários do YPG de braços abertos”, relembra ele.
O convite que mudou uma história
O trabalho executado pelo YPG não se limita apenas a ações como essa, e tem conseguido alcançar muita gente, salvado muitas vidas e também resgatado moradores de rua, a exemplo do jovem Douglas Mwnima, de 21 anos (foto abaixo).
O pastor Alan conta que Douglas foi abandonado pelos pais ainda novo, e foi morar com um tio. “Chegando lá, o tio lhe tratava como escravo e, não aguentando mais aquela situação, ele saiu de casa e foi morar nas ruas. Durante a noite, dormia no chão da rodoviária local (foto abaixo, no centro). Ele nos contou que, nas noites frias, chorava, pois não tinha comida, lugar para tomar banho, roupa, e ainda era humilhado por todos. Até que foi convidado por um de nossos voluntários a participar de uma reunião na Universal”, conta o pastor.
Douglas aceitou o convite, e sua vida foi totalmente transformada.
“À medida que colocava em prática os ensinamentos recebidos nos encontros do YPG, ele teve a vida mudada. Hoje, Douglas mora em um lugar só dele, está comprando móveis, não dorme mais no chão, tem uma vida confortável, come de tudo o que deseja e está na presença de Deus”, destaca o pastor, acrescentando que, por mês, o YPG da Zâmbia batiza em torno de 80 pessoas, dessas, 80% são jovens.

(*) Com informações do YPG da Zâmbia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG