quarta-feira, 26 de maio de 2010

Copa Evangélica Universal


O evento uniu cristãos de diversas denominações e foi prestigiado por mais de 7 mil pessoas

A Igreja Universal do Reino de Deus promoveu, no sábado último (22), a 1ª edição da Copa Evangélica de Futebol de Salão, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O evento, além de membros da IURD, contou com a participação de integrantes das igrejas Renascer em Cristo, Brasil para Cristo e Assembleia de Deus.

A abertura da copa foi feita pelo bispo Guaracy Santos, que entrou em quadra com aproximadamente 100 jovens ex- usuários de drogas que seguravam bandeiras de diversas cidades do estado de São Paulo. Sob uma chuva de papéis picados, integrantes do Grupo Cultural da Força Jovem apresentaram danças e embaixadinhas ao som da música tema da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, Wavin’ Flag do cantor somaliano K´naan.

A multidão de mais de 7 mil pessoas silenciou diante da oração realizada pelo bispo Guaracy (foto à esquerda), que fez questão de enfatizar a importância daquele momento. “Essa 1ª Copa Evangélica é um ponto de partida de muitas outras que estão por vir, pois, independentemente das diferenças entre as denominações, nós sabemos que todas têm em comum o temor pelo mesmo Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, e o esporte proporcionou essa união que até então não existia”, afirmou.

Uma partida amistosa entre o time dele e o dos artistas, que tinha como representante o cantor Salgadinho, empolgou ainda mais os jovens, que vibravam a cada gol da equipe do bispo, semelhante à comemoração de uma final de campeonato brasileiro. O narrador Jarbas Duarte e o comentarista esportivo Eduardo Moreno fizeram a transmissão ao vivo da partida para todos os presentes e aproveitaram para elogiar o espírito esportivo dos jogadores.“É uma partida bonita de se ver, competitiva, porém, respeitosa. Todos estão de parabéns”, disse Duarte.

Autoridades políticas da cidade de São Bernardo do Campo também compareceram ao ginásio, entre elas o secretário de Governo da prefeitura, José Albino de Melo (PT), e o vereador Ivanildo Santana (PSB). O deputado federal e ex- secretário dos Esportes do estado de São Paulo, Walter Feldman, e o deputado Federal por São Paulo, Antônio Bulhões (PRB), também participaram. Bulhões fez questão de comentar a importância do evento para a juventude: “Essa é uma iniciativa positiva da IURD, que por meio dessa atitude desvencilha preconceitos e utiliza a força do esporte para unir forças com os demais cristãos, visando uma interação maior entre os jovens.”

Para o representante dos jovens da Igreja Renascer em Cristo, pastor Phillipe Gimarães, o convite feito pelos representantes da IURD foi recebido com surpresa, mas também com muita alegria por seus membros. “O esporte é um meio que temos para ressocializar jovens e resgatá-los para Deus. Quando se une o esporte e a Igreja, mostramos para aqueles que mantêm uma visão preconceituosa, que o jovem cristão não precisa ser fanático. Ele também se diverte, joga bola, canta, dança, mas de uma forma harmoniosa, respeitando o próximo e a Deus”, afirmou.

Foi essa a diferença que a auxiliar de produção Eronilde Pereira de Sena, de 20 anos, percebeu ao participar da Copa. Pela segunda vez em um evento evangélico, ela conta que tinha um pensamento negativo em relação aos cristãos. Diz que imaginava pessoas exageradas e religiosas, mas quando se deparou com o ginásio lotado e viu milhares de jovens da idade dela se divertindo de uma forma respeitosa, se sentiu acolhida. No momento da oração, fez um voto de seguir a Deus e se converter ao Evangelho. “Estou muito feliz aqui. É impressionante ver tantos jovens felizes sem precisar se drogar ou beber. Eu percebo que a felicidade deles é diferente. É uma energia que ainda não tinha visto em lugar nenhum”, elogiou.

O presidente da Juventude Judaica do Brasil, Persio Bider, acompanhou a abertura da copa e colocou sua equipe de jovens à disposição para participar das próximas competições. Ele acredita que as diferenças de crença não devem impedir que os judeus e evangélicos se conheçam e aprendam um com o outro. “A nossa comunidade ficou afastada por muitos anos de outras crenças. Se nos unirmos, poderemos construir um mundo melhor e quebrar os paradigmas existentes em nossa sociedade. A IURD está de parabéns pela iniciativa, essa união é um verdadeiro modelo para os jovens”, ressaltou.

Nos confrontos das semifinais, o time da Igreja Renascer se classificou para a final ao vencer o jogo contra a equipe da Assembleia de Deus, enquanto que o time da IURD avançou à decisão com a vitória sobre a equipe da Brasil para Cristo. O troféu ficou com a Renascer, que superou a Universal pelo placar de 6 a 5.

2 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

ARREBENTOU ESSE TORNEIO

OBREIRO DO RECIFE disse...

ESSA COPA EVANGÉLICA FOI UMA BENÇÃO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG