terça-feira, 18 de junho de 2013

Sua oferta é igual a de Abel ou a de Caim?

Em São Paulo, bispo Macedo alerta sobre o perigo do egoísmo e do que é apresentado no altar de Deus de qualquer maneira


Da Redação / Foto: Reprodução
redacao@arcauniversal.com

bispo Edir Macedo realizou, neste domingo (16), a reunião do Encontro com Deus, na Universal de Santo Amaro, em São Paulo, onde alertou a todos sobre o perigo do egoísmo e da oferta que é apresentada no altar de Deus de qualquer maneira.
Logo no começo do encontro, o bispo usou o exemplo de Davi para mostrar que, mesmo diante de um pecado tão grave, o rei alcançou o perdão divino. “Davi cometeu um ato cruel, mas mesmo fazendo o que fez, achou arrependimento. O rei anterior a ele, Saul, tinha feito muito menos mal do que ele, e foi condenado. Davi cometeu um ‘pecado mais grotesco’, mesmo assim alcançou a misericórdia. Isso aconteceu porque o coração dele queria agradar a Deus.
Às vezes, a gente ‘quebra a cara’ porque quer fazer a nossa vontade, mas a vontade de Deus é melhor para nós. E quando queremos fazer a vontade dEle, Ele se realiza em nós. Pense nisso”, exortou.
“Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.” Mateus 5.23-24
Acerca do versículo acima, o bispo fez questão de ressaltar que a vida de cada um de nós depende da oferta que apresentamos a Deus, pois ela representa o que há dentro do ofertante, a fotografia da fé, do coração, dos valores espirituais.
“Por isso, se eu tenho algo contra alguém ou um irmão tem algo contra mim, então devo me reconciliar, pedir perdão, aí estarei limpo e poderei levar a oferta ao altar. De outra feita, ela será considerada imunda, enquanto eu estiver com o coração sujo. A oferta representa o meu coração. Isso que faz a diferença.”
Para elucidar mais o entendimento de todos, o bispo ainda recorreu a outra passagem bíblica, em Gênesis 4, dos versículos 1 ao 7, que diz:
“Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR.
 Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador.
Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.
Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” 
Sobre o Texto Sagrado, o bispo destacou que Caim, sendo lavrador, trabalhou, lutou, viu o fruto da terra crescer, se multiplicar e, por livre e espontânea vontade, decidiu ofertar a Deus. Porém, a oferta de seu irmão Abel foi registrada, agradou a Deus, e foi descrita na Bíblia como as primícias e composta por gordura. Já a de Caim foi identificada apenas como um fruto da terra. A diferença de uma para outra é que a oferta de sacrifício de Abel o justificou diante de Deus. A importância não era apenas o sacrifício físico, mas o que representava, isto é, o coração de Abel. De acordo com a explicação deixada pelo bispo, é possível entender que o que a pessoa coloca no altar, na realidade, não é um dinheiro, mas o próprio coração. 
“Deus não se agradou da oferta de Caim porque o próprio lavrador sabia que estava dando algo que não agradaria a Deus. Ele desconsiderou a Deus levando uma oferta qualquer. Como avaliamos nossa consideração para com Deus? Quando entregamos o nosso corpo, a alma e o espírito. Você só pode chegar diante de Deus e cobrar as promessas dEle quando você apresenta a sua vida no altar. Agora, se você O trata da mesma forma que Caim O tratou, então, não pode reclamar da sua vida”, concluiu, convidando a todos para um forte clamor.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG