quarta-feira, 12 de junho de 2013

Raízes: entenda o seu passado e mude o seu futuro

Alguma vez você parou para refletir sobre a origem dos seus problemas?


Por Jeane Vidal / Fotos: Reprodução
clea.vidal@arcauniversal.com


Elisa estava casada havia quase 2 anos. Mas, ao contrário do que idealizou, não era feliz no casamento.
Foram 3 anos e meio de namoro. Tudo parecia perfeito. Eles se amavam e tinham os mesmo objetivos - o que, para ela, era a garantia de um casamento estável e feliz.
Mas não foi assim.
Os primeiros meses de casamento foram cheios de dor e sofrimento. Elisa não conseguia entender o porquê de o marido a tratar com tamanha frieza.
O que estava errado? Como era possível alguém mudar assim? Ele que sempre fora tão atencioso, tão carinhoso, agora a tratava com uma cruel indiferença. Ironicamente, estavam unidos pelo matrimônio e ao mesmo tempo nunca estiveram tão separados.
Ela não conseguia entender. Questionava-o. Cobrava seu carinho, sua atenção.  Apresentava suas razões. E nada. Ele permanecia insensível à sua dor. E o que Elisa fazia? Nada mais que chorar, lamentar e agredi-lo verbalmente.  
Você já parou para se perguntar por que toma determinadas atitudes ou por que se comporta de tal maneira?
Talvez nem mesmo você aprove o seu comportamento, mas, por alguma razão, não consegue ser diferente. Até já tentou. E, embora alcance um resultado positivo por um tempo, volta e meia se pega cometendo o mesmo erro e repetindo o mesmo comportamento.
Por que isso acontece? Será que é por não haver sinceridade no seu desejo de mudança?
É uma possibilidade. Mas, o mais provável é que exista uma raiz negativa que faz com que você aja assim, e somente arrancando-a é que conseguirá a mudança que tanto deseja.
Palavras enraizadas
A tristeza de Elisa era tanta que se lamentava com quantos se dispusessem a ouvi-la. Queria compartilhar sua dor na esperança de que alguém lhe mostrasse uma saída.
Também recorria a Deus. Pedia que Ele mostrasse ao marido o quanto estava sendo injusto.
Mas um dia teve uma surpresa: os seus olhos é que foram abertos.
Reconheceu que estava priorizando os seus sentimentos e esquecendo-se do mais importante: sua confiança. Porque lembrou-se de sua infância, do quanto deveria ser igual a outras pessoas, das vezes em que se colocou para baixo devido a uma palavra ruim que ouvira...
Palavras negativas...
Quantas delas você já ouviu no decorrer da sua vida? Quais as sequelas que elas deixaram? Muitas vezes, elas vêm de quem você menos espera. Talvez você diga: "Mas eu já perdoei. Não tenho mágoas..."
Entretanto, o fato de você ter perdoado não significa que elas não tenham surtido efeito na sua vida. Da mesma forma que palavras boas nos jogam "pra cima" e nos fazem sentir fortes, o contrário acontece quando somos bombardeados com palavras mal ditas. Elas ficam gravadas em nosso subconsciente e, sem que percebamos, nos tornam inseguras, medrosas, e nossa autoestima fica lá em baixo.
Elisa encontrou a raiz do seu problema.
Você tem enfrentado uma situação assim? Deseja mudar e não sabe como?
Dia 30 de junho, às 14h, na Avenida João Dias, 1.800, em Santo Amaro, capital paulista, com transmissão para todos os templos da Universal do País, a apresentadora e palestrante Cristiane Cardoso a ajudará a entender o que são essas raízes e como lidar com elas, no evento "Raízes: Entendendo o seu passado para mudar o seu futuro". A entrada é gratuita.
Clique aqui e veja os locais onde haverá a transmissão por videoconferência.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG