sexta-feira, 14 de junho de 2013

Escolinha de fé e futebol

Projeto ensina crianças a serem campeões dentro e fora dos campos


Por Andre Batista / Fotos: Cedidas
andre.batista@arcauniversal.com


“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”Provérbios 22:6
Estádio Anfield, Liga dos Campeões da Europa. Em campo, o inglês Liverpool recebe o israelense Maccabi Haifa pela fase de grupos. Como é rotineiro, a torcida vermelha faz o estádio ferver, empurrando seu time para cima do visitante. São 29 minutos de cantoria até que o silêncio congelante cai sobre o estádio.
O brasileiro Gustavo Boccoli, meia-atacante do Maccabi, carrega a bola no meio de campo, tabela com seu companheiro, passa entre quatro marcadores e, com categoria, bate rasteiro para o fundo da rede. Gol do Maccabi, que vence a partida. E o sorriso estampa os rostos israelenses.
Quase 7 anos depois, a mais de 3 mil quilômetros de distância, uma criança de 13 anos veste, com orgulho, o mesmo uniforme alviverde. Ela repete a jogada de Anfield, mas, em vez de comemorar com Yaniv Katan, é o próprio Gustavo Boccoli quem recebe o abraço.
Atualmente, na cidade de Haifa, essa imagem já é recorrente.

Gustavo Boccoli (à esquerda na foto) é jogador de futebol profissional há quase 15 anos e defende a camisa do Maccabi Haifa desde a temporada 2004-2005. Nesse tempo, já disputou 250 partidas, marcou 33 gols e foi campeão 6 vezes, sendo 4 campeonatos nacionais.
Os números e as boas atuações fazem o futebolista brasileiro ser admirado entre os israelenses. Em 2006, foi eleito o jogador de futebol do ano em Israel.
Não é de se espantar, portanto, que as crianças aproveitem tanto as aulas de futebol dadas por ele no projeto Escolinha de Futebol, criado pela Igreja Universal da região.
Haifa é a maior cidade do norte de Israel, sendo a terceira maior do país, depois de Jerusalém e Tel Aviv, capitais nacionais. Com uma população de quase 265 mil habitantes, abriga, em sua maioria, árabes e judeus. Ao contrário do que acontece em muitas regiões, o clima entre essas duas culturas é amistoso.
A Universal está presente em Haifa há aproximadamente 1 ano e, desde então, tem atraído cada vez mais fiéis. Com o intuito de evangelizar e levar apoio social e espiritual aos moradores da região, vários projetos sociais são realizados, entre eles o estudo do livro “O Perfil do Jovem de Deus”, de Renato Cardoso, que visa conscientizar o jovem.
“A grande maioria dos jovens que recebemos em nosso Centro de Ajuda é israelense e enfrenta vários problemas, como vícios, problemas familiares e preconceito (de raça e religião)”, explica Israel Ameno, coordenador do Força Jovem em Haifa. “Por meio do estudo, eles têm aprendido a autovalorização, o respeito e o amor por suas famílias, ainda que estejam em meio a vários conflitos. Isso tem trazido resultados benéficos quando olhamos o antes e o depois na vida deles.”
Foi por meio desse trabalho com os jovens que, há 3 meses, surgiu a Escolinha de Futebol. No projeto, eles recebem treinamento e dicas de voluntários, incluindo o jogador Gustavo Boccoli.
“Eu posso dizer que se eu não tivesse buscando a presença de Deus e firme com o objetivo de vencer, não teria chegado onde cheguei. Hoje sou reconhecido profissionalmente aqui e todo mundo sabe que eu sou cristão”, diz ele. Essa Escolha de Gustavo fez com que ele aceitasse partilhar sua experiência e seu conhecimento na área.
Educar os pequenos com respeito, amor e fé é, antes de tudo, ensinar a criança o caminho em que deve andar. E, uma vez nele, ela não se desviará.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG