quarta-feira, 28 de julho de 2010

"A Gente da Comunidade" realiza curso de capacitação profissional


No Rio Grande do Sul, além de oficinas, o grupo mantém ações sociais voltadas aos necessitados


O Grupo “A Gente da Comunidade” do estado do Rio Grande do Sul está oferecendo oficinas preparatórias para o mercado de trabalho a adultos e idosos.  As inscrições para os cursos de informática, inglês, espanhol, corte e costura, garçom e secretariado estão abertas até o dia 31 de julho e podem ser feitas na Catedral da Fé, localizada à Av. Júlio de Castilhos, 607, centro de Porto Alegre, com a entrega de 1 quilo de alimento. Os cursos têm duração de 3 meses e as aulas são ministradas duas vezes por semana, atrevés de voluntários capacitados.

De acordo com o coordenador de cursos , Alex Mendes,  o trabalho surgiu há 3 anos e, somente no primeiro semestre do ano,  formou mais de 100 alunos. Um novo curso de informática voltado para a terceira idade foi inserido ao projeto e tem alcançado êxito entre os alunos.  Mendes, que também é professor dos idosos, se diz satisfeito em proporcionar a eles a inclusão digital. “A maioria chega sem nem saber ligar o computador. É surpreendente a capacidade de aprendizado deles. Ao final do curso, eles se sentem realizados. Eu tenho alunos que como forma de gratidão, me enviam e-mail quase todos os dias para mostrar a habilidade adquirida no curso”, comenta.

A aposentada de 74 anos, Doracy Dorneles, não deixou a idade impedi-la de aprender a mexer no computador. Ela conta que sempre teve vontade de navegar na internet, mas não sabia como fazê-lo, até que a filha lhe incentivou a se inscrever na oficina de informática. “ Eu não sabia nada, nem ligar um computador, mas depois que fiz o curso, aprendi bastante e hoje já não sou mais leiga em informática. Eu recomendo a todos os idosos que se empenhem e façam também, porque só não aprende quem não quer”,  afirma.

Para a voluntária que ministra cursos de informática aos adultos, Clea Borda, de 53 anos, experiências positivas como as da aposentada Doracy faz com que ela queira se dedicar cada vez mais ao projeto. Durante a semana ela cuida do comércio, mas quando chega sexta-feira, encerra o expediente mais cedo em função do compromisso que tem com os alunos. “Eu me organizo para que não ocorra atrasos e eu possa cumprir com as aulas”, explica. Clea conta que durante anos sempre desejou ajudar ao próximo de alguma forma, mas não sabia como. Quando foi convidada a dar aulas não imaginava que a ação proporcionaria a ela e aos alunos tamanho benefício. “Eu aprendo muito com cada turma e me sinto realizada com o sucesso profissional de cada um. Muitos deixam de depender dos outros colegas de trabalho para usar o computador e logo são promovidos. É muito bom poder participar destas conquistas”, explica.

Além deste projeto educacional, o grupo mantém também ações voltadas para os necessitados, como entregas de donativos às comunidades carentes; apoio jurídico e estético; e visita aos moradores de rua com doação de cobertores e sopas. De acordo com a coordenadora estadual do A Gente da Comunidade, Lurdes Valim, o tendência é que o trabalho aumente e se estenda ao maior número de pessoas, proporcionando evangelização e inclusão. “Nosso objetivo é proporcionar a capacitação profissional a todos e também levar a Palavra de Deus àqueles que não conhecem o senhor Jesus, pois temos alunos de diversos credos religiosos que participam dos cursos e acabam se convertendo. Além disso, muitos se superam e descobrem talentos que até então estavam escondidos”, conclui.

Recentemente, as ações do grupo foram reconhecidas em uma cerimônia realizada na Assembléia Legislativa de Porto Alegre pelo deputado Carlos Gomes (PRB). Ele homenageou o trabalho dos voluntários no estado e elogiou a atuação da Igreja Universal do Reino de Deus em projetos sociais. “A Igreja Universal não só se consolida em nosso estado, como exemplo de auxílio espiritual entre milhares de gaúchos, como também plantou aqui seus projetos sociais”. Ele também fez questão de ressaltar o apoio oferecido pela equipe da Igreja durante a “Campanha do Agasalho” da Assembleia Legislativa em 2007, em que foram arrecadados toneladas de alimentos e roupas para doação às famílias gaúchas necessitadas.


3 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

PARABÉNS A O GRUPO A GENTE DA COMUNIDADE

FÉ VALENTE disse...

ótimo trabalho

GRUPO JOVEM disse...

arrebentou esse trabalho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG